Na prestação de contas, os munícipes serão informados sobre trabalhos como a Praça Esportiva da Vila Marajó e o Ecoponto
A Prefeitura de Várzea Paulista promove, nesta quarta-feira (9), a Roda de Conversa com a Prefeitura, no Cemeb (Centro Municipal de Educação Básica) Prof. Oswaldo Camargo Pires, Vila Tupi. No encontro, o prefeito e membros de seu secretariado farão uma prestação de contas sobre ações importantes como a construção da Praça Esportiva da Vila Marajó e o Ecoponto, além de colher sugestões e críticas.
Ecoponto
A cidade conta, desde maio de 2015, com um Ecoponto, local para destino ambientalmente correto de materiais como vidro, metais, areia e móveis desmontados. Tais resíduos muitas vezes, por não terem um local para descarte, eram depositados em ruas, calçadas e terrenos baldios pela cidade. “A cada dia, estamos aumentando o volume das adesões e de matéria sendo descartada, reciclados em geral”, valoriza o secretário de Meio Ambiente, João de Lima.
É permitido o descarte de materiais como pisos, blocos, cerâmica, areia, vidro, metais, pneus, louças, reboco, móveis (desmontados), plástico, madeira, pallets, pontaletes, concreto, eletrônicos, telhas de cerâmica e eletrodomésticos, objetos que muitas vezes, são descartados irregularmente em via pública.
O Ecoponto não recebe materiais como pilhas, colas, óleos, gesso, tintas, resinas, baterias, amianto, lâmpadas, lixo industrial, lixo hospitalar, lixo doméstico, materiais orgânicos e produtos químicos.
O serviço funciona na Rua Atroaris, s/n, no Jardim Continente, junto à usina de asfalto da Prefeitura. O atendimento é feito de quarta a sexta, das 8 às 11 horas e das 12 às 17 horas, e aos finais de semana das 8 às 13 horas.
Praça Esportiva da Vila Marajó
O espaço conta com um campo, que já teve o serviço de drenagem concluído e a grama plantada. Na semana que vem, com a volta do tempo seco, o gramado será nivelado e receberá ações de tratamento, entre as quais a aplicação de um produto orgânico, para fortalecer o solo e fazer com que a grama cresça.
A área de lazer também urbanização, iluminação e vestiários reformados.
Segundo o secretário adjunto de Esportes, Nenê Nivoloni, a ideia é que o campo possa sediar jogos das duas divisões do Campeonato Amador, além de aulas de futebol para crianças, como uma forma de tirá-las das ruas.
Contenção de enchentes
Dentro da primeira etapa das obras de macrodrenagem e contenção de enchentes, entre a Avenida Fernão Dias Paes Leme e a Avenida Ipiranga, foram feitas canalizações, para o escoamento das águas de chuva vindas das ruas Atroaris (Vila Tupi) e Pontiguara (Jardim Gianfrancesco).
A principal intervenção dessa fase foi a instalação de 183 aduelas (canais de escoamento para águas pluviais), no Córrego Bertioga, no trecho entre as duas avenidas centrais.
O aumento da vazão foi fundamental para permitir os trabalhos da Fase 3, sem riscos de alagamentos nos trechos mais próximos da Avenida Ipiranga.
O total do investimento da Fase 1, por parte do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) – Governo Estadual – é de R$ 1.807,420,69, dos quais R$ 530.598,06 foram custeados pela Prefeitura.
Além dessa etapa, a Prefeitura também concluiu, em março de 2015, a escavação de um novo canal de escoamento de águas pluviais, entre o Córrego Bertioga e o Rio Jundiaí (Fase 2). Segundo o secretário da pasta, Renato Germano, a ação reduziu de 5 a 10 minutos o tempo que as águas levam para passar da jusante do córrego, quando seu volume é maior, ao rio.
Neste momento, as obras da Fase 3 aguardam um período mínimo de estiagem de dois dias para serem retomadas. A empresa licitada continuará com a estabilização das encostas entre a Rua Atroaris e a Avenida Fernão Dias Paes Leme, além da finalização da nova alça, paralela à Avenida Bertioga.