Secretaria de Educação recebe oficialmente Manuais do Meio Ambiente

Educação - Destaques
Parceria com a Coordenadoria de Educação Ambiental do Estado contribuiu com o material
 
 
Nesta sexta-feira (04), a secretaria de Meio Ambiente oficializou a entrega dos almanaques – “Manuais do Ecocidadão” – para a diretora educacional de projetos especiais, Vani de Paula, e já na próxima segunda-feira (7), será feita a distribuição para as escolas municipais de Várzea Paulista. 
 
Os gestores da pasta de Meio Ambiente procuraram junto a Coordenadoria de Educação Ambiental do Estado, materiais de Educação Ambiental, e enviaram a proposta para a secretaria de Educação, que estudou a proposta e repassou a demanda com número de escolas e alunos da rede para concretizar o projeto e receber os kits. O material também irá integrar o “Projeto: Água, um bem de todos”. 
 
Cada escola receberá 90 kits de cada faixa etária (Infantil e Jovem) e 60 kits (Adulto). Além disso, cada unidade escolar ganhará também um kit com 30 livros para compor a biblioteca da escola, sobre questões ambientais e reforçar temas presentes nos trabalhos desenvolvidos pela Coordenadoria de Educação Ambiental, como sustentabilidade, biodiversidade, resíduos sólidos, economia de energia e outros. 
 
Representando o secretario de Educação, Rodolfo Braga, que não pôde comparecer, Vani acredita que o material vai auxiliar os estudos dos alunos. “É uma nova ferramenta para os alunos e professores, um material com informações muito importantes e com uma linguagem adequada para todas as faixas etárias, além disso, os livros da biblioteca serão mais uma fonte de pesquisa”, disse Vani.
 
O secretario de Meio Ambiente, João de Lima, explica que a concretização do projeto, se deve a aproximação entre as secretarias de Meio Ambiente do município e do estado. “É um material riquíssimo que nós conseguimos, fortalecendo nossos laços com o estado, e com isso, quem ganha é sempre a população de Várzea Paulista”, finaliza. 
 
Manual de Educação Ambiental
 
 O Manual de Educação Ambiental é uma publicação composta por 3 manuais básicos destinados ao público infantil, jovem e adulto. Apresentam soluções e alternativas que contribuem para o baixo impacto ambiental, com sugestões para a adoção de hábitos de prática cotidiana e ambientalmente correta. 
 
Abordam temas de ecocidadania, água, resíduos sólidos, ar, consumo de energia, fauna e flora, aquecimento global. As publicações trazem, ainda, endereços de sites e telefones úteis para denúncias de agressão ao meio ambiente, informações para casos de emergências ambientais.  
 
• EcoCartilha do Pequeno Cidadão
 
Através desta cartilha, as crianças aprendem que para se ter uma boa qualidade de vida, é preciso cuidar do nosso planeta. De forma bastante didática e ilustrativa, traz dicas importantes de conscientização, no tocante a mudança de hábitos para a preservação da natureza. 
 
• Almanaque Jovem do EcoCidadão
 
Dirigida ao público jovem, a publicação tem como objetivo orientar, oferecer dicas e informações para agregar mais força à proteção do meio ambiente, combater o desperdício da água e energia, diminuir a quantidade de lixo, combater a poluição, proteger a biodiversidade, e de um modo geral, agir de maneira consciente.
 
•Manual do EcoCidadão
 
Este manual aborda temas como: ecocidadania, água, resíduos sólidos, ar, consumo de energia, fauna e flora e aquecimento global. Oferece ainda, soluções e alternativas que contribuem para o baixo impacto ambiental, como adoção de hábitos ecologicamente corretos.