CRAS Central promove oficinas sobre autoestima

Desenvolvimento Social - Destaques
Mulheres adultas aprendem, por meio de encontros, formas de melhorar essa condição pessoal
 
 
O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Central está sediando, toda quinta-feira à tarde, oficinas sobre autoestima, ministradas pelo Instituto Psicotécnico Cosme e Damião, até junho. Segundo a coordenadora do equipamento, Agda Brandão, a ideia é que os 15 adultos participantes do Grupo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – PAIF (Programa de Proteção e Atendimento Integral à Família) possam melhorar a imagem que possuem de si próprias.
 
De acordo com a gestão do equipamento, o objetivo central dos encontros é capacitar as famílias para exercerem o controle social nos diversos espaços de participação existentes no município e fortalecer autoestima das famílias. Esse processo pode se dar por meio do empoderamento dos núcleos familiares, de forma que possam, a partir de suas experiências pessoais e culturais, perceber-se como sujeitos de direito e, deixando aflorar suas potencialidades, valores, desejos e posicionamentos frente aos desafios cotidianos, para superarem suas dificuldades sociais.
 
No ano passado, também houve esse mesmo processo de formação para um grupo de mulheres do Jardim Promeca, que em geral recebem os serviços de forma mais próxima a suas residências, em razão da distância até o CRAS. 
 
Segundo Agda, esse tipo de oficina gera um impacto pessoal positivo em suas participantes. “De 70 a 80% das mulheres passam a se aceitar melhor, tentam mudar, conseguem falar de sua vida, seus problemas”, relata. Além disso, os integrantes conseguem dar atenção e aprender com as adversidades vividas pelas parceiras de oficina. “Eles escutam a história da outro, para saber qual é o problema que enfrenta”.
 
 
Sobre o Grupo de Convivência
 
Os integrantes têm entre 30 e 57 anos e participam dos programas assistenciais ofertados pelo CRAS Central. Nos encontros do grupo, os munícipes têm acesso a oficinas e outras atividades educativas promovidas pelo órgão, ao longo de todo o ano.