CEMEB Padre Wilfrido recebe kit de Horta Educativa

Educação - Destaques
Secretário de Educação e primeira-dama de Várzea Paulista fizeram a entrega oficial dos materiais
 
 
 
 
A CEMEB Padre Wilfrido, em Várzea Paulista vai ficar mais verde e seus 420 alunos aprenderão a ter uma alimentação mais saudável, através do projeto Horta Educativa. A entrega do kit com livros, sementes e materiais de jardinagem aconteceu na última quarta-feira (2), pelo secretário de Educação Rodolfo Braga e a primeira-dama, Angela Rossi. 
 
O projeto de Horta Educativa consiste no cultivo de uma horta com legumes, verduras e hortaliças, que vão servir de alimento para as próprias crianças nas refeições escolares. Segundo Rodolfo Braga, a iniciativa desenvolve conhecimentos educacionais e de alimentação saudável. “Essa parceria com o governo do Estado vai ampliar uma iniciativa que já era desenvolvida na escola”, diz. 
 
Para a primeira dama, o projeto incentiva os alunos a consumirem mais verduras e legumes. “Sabemos o quanto é difícil fazer as crianças comerem esses alimentos. Com o projeto elas vão acompanhar todas as fases de desenvolvimento dos alimentos e depois consumi-los.”, explica Angela. 
 
 A diretora da Cemeb Padre Wilfrido, Iraci Alves Franchischetti, ressaltou a importância do material didático e do kit de jardinagem para o desenvolvimento do projeto. “Para nós esse material é de suma importância. Ano passado já trabalhamos com a horta, mas com o suporte técnico e pedagógico o projeto será melhor desenvolvido e teremos a oportunidade de envolver a comunidade local”, afirma. Além disso, Iraci destacou a parceria com os professores.
 
“Eles são de suma importância para o andamento do trabalho e o cultivo dos vegetais. São os professores os maiores responsáveis pelo sucesso da iniciativa”, conclui. 
 
Sobre o programa
 
Horta Educativa é um programa pedagógico para a compreensão da relação com o meio ambiente, além de trabalhar para o desenvolvimento de cidadania e os conceitos de alimentação saudável e qualidade de vida, a fim de evitar que as crianças tenham altos índices de obesidade em curto, médio e longo prazos.
 
 O projeto é voltado para crianças de 4 a 8 anos e conta com o apoio da TV Cultura, que cedeu a utilização das imagens da série infantil “Cocoricó” para a ilustração do material didático.
 
Kits completos
 
 Os kits do programa são compostos por materiais didáticos, como as apostilas Horta Educativa, Caderno do Cuidar da Horta, Caderno do Educador, Caderno da Família e Atividade da Criança. Também fazem parte materiais práticos, como carrinho de mão, enxada, enxadão, pá, rastelo, sacho, pazinha, garfo, rastelinho, regador, mangueira, barbante, bandejas para mudas e bacias plásticas. Para completar o hit, há várias sementes de abobrinha, alface lisa, alface crespa, beterraba, cebolinha, cenoura, chicória, couve, rabanete e salsa.