Muros de arrimo garantem segurança para as famílias

Infraestrutura - Destaques

Também foram concluídos dois importantes muros de arrimo, para a segurança dos munícipes varzinos, em dois pontos da cidade: Rua Aracuri (Jardim das Palmeiras) e Rua da Figueira (Vila Jerivá). As duas obras consistiram em um investimento de R$ 728.386,31.

Teve destaque a obra da Rua Aracuri, concluída em maio de 2014. A obra era necessária há mais de três anos, já que o desbarrancamento no local, em razão de chuvas fortes, no final de 2010, fez ceder o antigo muro existente.  Segundo o secretário de Infraestrutura Urbana, Renato Germano, a falta de drenagem adequada foi uma das causas do desmoronamento e quebra do muro anterior. Com os recursos federais do Plano de Riscos de Encostas – cuja soma é de R$ 428.386,31 – foi feito um novo muro, à base de rachão, de 37 metros de comprimento por 6 de altura.

Também foram colocadas novas bocas de lobo e a Sabesp fez as ligações hidráulicas necessárias, para a correta drenagem do terreno. Por fim, foi colocado asfalto.

Os R$ 300 mil investidos na construção do muro de arrimo da Rua da Figueira foram custeados pelo Governo Municipal.

Trabalho avançado

A Prefeitura concluiu, no início de fevereiro, a alvenaria do novo  muro de arrimo da Rua Guaíra, no bairro Vila Nova. Segundo o secretário de Infraestrutura Urbana, ainda precisam ser finalizados apenas os trabalhos de drenagem, colocação de base asfáltica, pavimentação e calçamento.

De acordo com o gestor, faltam, além do último trabalho estrutural, a execução do sistema de drenagem (para o correto escoamento das águas das chuvas), troca do solo, além de calçamento e pavimento novos nos espaços em que foi necessário retirar o asfalto.

O trabalho garantirá mais segurança à residência de Maria de Matos da Silva, que mora há 30 anos no bairro, já que o muro anterior cedeu, em 2010, em razão das fortes chuvas acontecidas.

A obra representa um investimento de R$ 58.670,32, custeados com recursos municipais.

Novo muro

A Rua dos Alecrins, no Jardim Bertioga, também deve ter iniciada a construção de um muro de contenção iniciada ainda neste semestre.

E vem mais asfalto por aí

Três vias serão pavimentadas ainda no primeiro semestre: Ruas Cipreste e Pinos – no Núcleo Residencial Sequoia –, além de um trecho da Rua Alfredo Antônio Benedito, Jardim Promeca.