Fundo Social doa kit de Horta Educativa para duas escolas

Desenvolvimento Social - Destaques
Primeira-dama de Várzea Paulista realizou a entrega oficial nesta segunda-feira (22)
 
Na última segunda-feira (22), a presidente do Fundo Social de Solidariedade e primeira-dama de Várzea Paulista, Angela Rossi realizou a entrega oficial, na sede da entidade, de dois kits de Horta Educativa para o secretário de Educação, Rodolfo Braga. O projeto consiste no cultivo de uma horta com legumes, verduras e hortaliças, que vão servir de alimento para as próprias crianças nas refeições escolares.
           
Segundo Angela, o programa é uma parceria entre os Fundos Sociais e as Secretarias de Educação. “A primeira-dama do Estado, Lu Alckmin, foi muito feliz em criar a Horta Educativa”, disse. Ela acredita que o projeto vai incentivar as crianças a consumirem mais verduras e legumes. “Sabemos o quanto é difícil fazer os pequenos comerem esses alimentos. Com esse projeto as crianças poderão acompanhar todas as fases de desenvolvimento dos alimentos e depois consumi-los.”, relata. “Espero que, com essa experiência, elas possam aprender sobre a importância de uma alimentação saudável”, finaliza Angela. 
           
O projeto será implantado a partir de março, na CEMEB Padre Wilfrido Wieneke, no Residencial Aymoré e na Cemeb Antônio Bueno, no Jardim Paulista. De acordo com Rodolfo Braga, todo processo pedagógico é importante para o desenvolvimento da criança. “Além do material prático, o kit contempla os alunos com o material pedagógico, que é muito enriquecedor para o aprendizado”, afirma. “Além disso, as crianças poderão degustar os alimentos que vão plantar”, enfatiza o secretário de Educação. 
           
Também participaram da entrega a diretora de Projetos Educacionais Especiais, Vani de Paula Martins, e a supervisora técnica do Fundo Social, Maria Aparecida Rezende Pedrosa. 
 
Sobre o programa

 
Horta Educativa é um programa pedagógico para a compreensão da relação com o meio ambiente, além de trabalhar para o desenvolvimento de cidadania e os conceitos de alimentação saudável e qualidade de vida, a fim de evitar que as crianças tenham altos índices de obesidade em curto, médio e longo prazos.
 
O projeto é voltado para crianças de 4 a 8 anos e conta com o apoio da TV Cultura, que cedeu a utilização das imagens da série infantil “Cocoricó” para a ilustração do material didático.
 
 Kits completos
 
Os kits do programa são compostos por materiais didáticos, como as apostilas Horta Educativa, Caderno do Cuidar da Horta, Caderno do Educador, Caderno da Família e Atividade da Criança. Também fazem parte materiais práticos, como carrinho de mão, enxada, enxadão, pá, rastelo, sacho, pazinha, garfo, rastelinho, regador, mangueira, barbante, bandejas para mudas e bacias plásticas. Para completar o hit, há várias sementes de abobrinha, alface lisa, alface crespa, beterraba, cebolinha, cenoura, chicória, couve, rabanete e salsa.