Prefeitura melhora estrutura dos prédios públicos

Infraestrutura - Destaques
Secretarias de Educação, Trânsito e Facilita são exemplos de acessibilidade e qualidade no atendimento ao morador varzino  
 
 
Nos últimos três anos, a Prefeitura de Várzea Paulista melhorou a qualidade dos prédios públicos, garantindo mais acessibilidade e segurança no atendimento ao cidadão varzino. Prédios como os da Secretaria de Educação, Trânsito e o Facilita são os maiores exemplos.
 
Além de investir em prédios com mais qualidade e acessibilidade para a população, a Prefeitura também transferiu seis serviços que funcionavam em prédios alugados para prédios próprios. Passaram por essa mudança a creche Dirce Pedroso, no Jardim Promeca; o Caps Infantil, que funcionava no Jardim Primavera e agora está atendendo na Vila São José;  e o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Central, que ficava no Jardim São Gonçalo e atualmente funciona no Ceus (Centro de Artes e Esportes Unificado).
 
A mudança também ocorreu com o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), que atendia em um espaço na Vila São José e hoje presta serviços em um prédio próprio na Vila Tupi; a Junta Militar, que também funcionava em um prédio na Vila São José e agora presta seus serviços no Paço Municipal e o CRAS Norte, antes localizado em um prédio alugado na Vila Real, e que, no início de 2013,  passou a atuar em prédio próprio. As mudanças geraram, ao todo, uma economia para o município de aproximadamente R$ 190 mil.
 
Educação
           
A Secretaria de Educação ganhou novas instalações em agosto de 2013. O prédio possui um espaço amplo e preparado para abrigar os diversos serviços do setor. No subsolo, estão localizados dois auditórios que são utilizados para a capacitação dos profissionais e a sala dos motoristas do transporte escolar.
 
No andar térreo está a recepção, o COE (Centro de Orientação Educacional) – com atendimento de psicólogos e psicopedagogos – e a sala dos Conselhos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) e da Merenda. No segundo andar estão situadas a área administrativa e as nutricionistas responsáveis pela merenda escolar.     No último andar está localizada a área reservada ao Secretário Municipal, Supervisão, Coordenação, Recursos Humanos e EJA (Educação de Jovens e Adultos). 
 
Antes da mudança, a Secretaria funcionava em um prédio cheio de escadas, sem elevador ou acessibilidade. Os problemas estruturais eram muitos, gerando desconforto aos profissionais e aos moradores da cidade que iam ao local. Somente com a mudança foi possível integrar todos os serviços ofertados à comunidade atualmente em um único local.
 
Trânsito
 
A Secretaria de Trânsito mudou de prédio em janeiro de 2014. O novo espaço, na Vila São José, possui acessibilidade, estacionamento e banheiro para os munícipes. O prédio possui três pavimentos e abriga todos os serviços do setor, que é formado pelas equipes de sinalização, administração, agente de trânsito e setor semafórico.
 
Além de estar localizado na área central da cidade, o prédio também possibilitou maior conforto aos servidores públicos, que agora possuem vestiários adequados para fazer a troca dos uniformes de trabalho.
O antigo prédio não tinha acessibilidade. Melhor para os servidores, que não tinham vestiários adequados. Hoje todos dispõem de uma área para fazer a troca de uniformes. Anteriormente, a Secretaria de Trânsito ocupava dois prédios, na Vila Santa Terezinha. Além da falta de acessibilidade e dificuldade de estacionamento, a divisão das equipes não favorecia a organização dos trabalhos.
 
Saúde
 
A Secretaria de Saúde também mudou de endereço, agora em um prédio mais amplo (Facilita), o que possibilita um atendimento individualizado. E deixando de arcar desde maio de 2014, com quase R$ 10 mil reais em aluguel/mês com o imóvel que funcionava na Vila Santa Terezinha.
 
Facilita
 
Em janeiro de 2015 foi inaugurado o Facilita. O prédio representa uma grande reestruturação nos serviços públicos, que beneficiou a população e os funcionários municipais, concentrando, em um só local, todos os serviços que realizam atendimento ao público.
 
Com dois pisos, que totalizam 3.222,80 m², a área possibilita a concentração dos serviços que eram oferecidos pelo Mais Fácil como Procon, Secretaria de Finanças, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Obras, PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), Banco do Povo e CPD (Centro de Processamento de Dados). Mais o trabalho da Secretaria de Saúde, de Desenvolvimento Econômico e da Ouvidoria.
Anteriormente, alguns destes serviços funcionavam no prédio do Mais Fácil, na Vila São José. O local não oferecia acessibilidade e apresentava problemas estruturais. Neste período, a prefeitura também pagava o aluguel da Secretaria de Saúde, que funcionava na Vila Santa Terezinha.