Zoonoses realiza semana de intensificação contra dengue na Vila Real

Saúde - Cotidiano
Intuito é realizar cinco mil visitas no bairro, para evitar a proliferação do mosquito

Durante toda essa semana, entre os dias 15 a 19 de fevereiro, o Setor de Vigilância e Controle de Zoonoses e Vetores de Várzea Paulista vai intensificar o combate contra a dengue na Vila Real. O intuito é realizar cerca de cinco mil visitas domiciliares, com o objetivo de orientar sobre as formas de prevenção e retirada de criadouros do interior dos domicílios.

De acordo com o coordenador técnico do setor, Eder Carmanini, para melhor organização  – o bairro da Vila Real foi dividido em sete zonas de trabalho. “Serão realizadas visitas domiciliares, por dois servidores do Controle de Zoonoses e uma agente Comunitária de Saúde”, informa.

Além do trabalho de visitação, será realizada pela Secretaria de Infraestrutura Urbana a ação de cata treco. “Serão retirados os materiais inservíveis que possam se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças dengue, chikungunya e zika”, esclarece Eder.

A ação de cata treco acontece na sexta-feira (19) e será realizada entre as ruas Capivari, Ilha Bela, Felicidade e Avenida Pacaembu, locais onde foram identificadas maior necessidade da ação.

População aprova iniciativa

Apaixonada por plantas, no quintal de dona Maria de Fátima Santino, de 63 anos, são diversas espécies, todas muito bem cuidadas, a aposentada nesta segunda-feira (15) abriu as portas de sua casa para receber a visita dos agentes de Zoonoses, no combate a dengue. “Eu aprovo muito esse trabalho de fiscalização. Aqui tomo todos os cuidados, o pessoal da Prefeitura inclusive me elogiou”.

Para Valdir Alves da Silva, morador da Rua Capivari, o importante é prevenir. “As pessoas precisam colaborar mais. Com essa visita nas casas, não tem desculpa. É possível ver quem ajuda e quem não contribui contra a dengue. Está sim aprovada essa vistoria”, afirma.