Volta às aulas nas creches vai atender 481 crianças no município

Saúde - Cotidiano
Contemplados com as vagas passaram por critérios avaliativos

A terceira semana de fevereiro começa com o retorno dos alunos da rede municipal de ensino de Várzea Paulista. Na próxima segunda-feira (15), mais de 10 mil alunos voltam para as salas de aula, desses, 481 ingressam nas creches do município, 6 unidades no total. Há muita expectativa e ansiedade para pais e alunos.

As creches atendem crianças de 4 meses a 3 anos de idade, nas etapas de ensino de berçário 1, berçário 2, maternal 1 e maternal 2.
De acordo com a supervisora departamental de Educação, Magali de Souza, a demanda é muito grande e a equipe gestora realiza remanejamentos para tentar atender todas as crianças da lista de espera.

Critérios Avaliativos

Devido a grande procura por vagas nas creches, faz se necessário uma avaliação criteriosa, que atenda necessariamente pessoas que realmente precisam da vaga. A supervisora conta que é formada uma comissão de matrícula com membros da Secretaria de Educação, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Educação, Assistência Social e Direção das creches, para avaliar ficha por ficha, considerando o contexto social de cada família, renda, condição familiar, número de filhos, participação em programas sociais etc. Tudo isso, para deferir e indeferir as inscrições.

Aprovação do serviço

As famílias contempladas com as vagas percebem o quanto é importante terem seus filhos nas creches, onde recebem atendimento de qualidade. Gisele dos Santos, moradora do bairro do Mursa, realizou a matrícula de sua filha Kamily, de apenas 2 anos. “Minha filha está muito animada, eu já havia tentado a vaga antes, mas só neste ano eu consegui, estou muito contente e agora posso trabalhar tranquila”, contou Giseli.

Para a mãe da pequena Isabelli de 1 aninho, Kelli Cristina Florindo, moradora do Jardim das Palmeiras, a filha está em boas mãos. “Conheço o trabalho da creche Pedro Musseli, confio na equipe e sei que ela será muito bem cuidada, fiquei muito feliz quando soube que consegui a vaga”, disse Kelli.

Novos Materiais

Todas as unidades de ensino receberam o apoio da Secretaria de Infraestrutura, com serviços de limpeza, roçagem e pintura para este retorno dos alunos. Além disso, as creches receberem novos materiais como cadeirões, berços, colchões e colchonetes.