Desde janeiro de 2015, Várzea Paulista vem estabelecendo normas multifuncionais para a Educação Especial. Ao todo, são 14 salas com recursos específicos para crianças com deficiência e dificuldade de aprendizagem
As escolas municipais de Várzea Paulista estão adaptadas para a nova lei de inclusão para crianças com deficiência. Foram estabelecidas as normas para a Educação Especial, onde ampliou de 1 para 14 salas os recursos multifuncionais nas escolas regulares no Sistema Municipal.
De acordo com a supervisora departamental de educação, Magali Augusto Souza, o Atendimento Educacional Especializado (A.E.E.) é um serviço Educacional Especial que coloca à disposição dos alunos com deficiência intelectual, sensorial (visão e audição), transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação.
O serviço identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, a fim de oferecer estratégias de apoio e complementação de acordo com as necessidades específicas de cada aluno. Este atendimento se dá no turno inverso da classe regular, não sendo substitutivo às classes comuns. É realizado na própria escola em que o aluno estuda ou na mais próxima de sua residência. “O Atendimento Educacional Especializado é um complemento para essa criança com deficiência ou que tem dificuldade de aprendizagem”, explicou.
Todos os profissionais que atuam nestas salas apresentam formação específica na área de Educação Especial.
Para a psicóloga e especialista em educação, Juliana Oliveira, o beneficio da inclusão é a tolerância e a pluralidade no cotidiano em que estimula e ajuda a superar algumas limitações, na escola, no dia a dia. “Quando as crianças vivem em união, uma ajudando a outra a superar suas dificuldades, automaticamente essas crianças quando adultas tem autonomia e responsabilidade social”, finalizou.
As escolas que fazem esses atendimentos são:
1) CEMEB “São Miguel Arcanjo”– (Jardim América IV) ¬- Atendem CEMEB “Drª Zilda Arns” e CEMEB “Profª Juvelita Pereira da Silva”.
2) CEMEB “ Vinícius de Moraes” – (Jardim Alessandra) – Atendem CEMEB “Profª Edite Schineider, CEMEB “Vereador José Pedro Musseli”, CEMEB “ Fazenda Mursa” e Cemeb “Jovino Cosme Ubaldo”.
3) CEMEB “ Armindo Francisco de Oliveira” – (Jardim Paulista) – Atendem CEMEB “ Proinfância”, CEMEB “Profª Juvelita Pereira da Silva”, CEMEB “Cecília Benevides de Carvalho Meireles” e CEMEB “Águida Apª Savietto Jorge”.
4) CEMEB “ Erich Becker”– (Cidade Nova II) – Atendem CEMEB “ Florestan Fernandes” e CEMEB “Anísio Teixeira”.
5) CEMEB “Profª Palmyra Aurora D’ Almeida Rinaldi” – (Parque Guarani) – Atendem CEMEB “Profº Oswaldo Camargo Pires”, CEMEB “Profª Maria APª Aprillanti” , CEMEB “Rosa Nanni Fioresi” e CEMEB “Luiz Fioresi”.
6) CEMEB “Pref. João Aprillanti” – (Vila Santa Teresinha) – Atendem CEMEB “Profª Beatriz de Oliveira Campos”, CEMEB “Profº João Batista Nalini”, CEMEB “ Juvenal Cândido da Silva”, CEMEB “Delminda Leda de Medeiros e Silva Vital”.
7) CEMEB “Profº Carlos de Almeida” – (Jardim Promeca) – Atendem CEMEB “ Dirce Pedroso de Souza”, CEMEB “Paulo Freire” e CEMEB “ Manoel Caetano de Almeida”.
C.O.E
Além desse atendimento, o município possui o programa de Centro de Orientação Educacional – C.O.E. onde são realizados serviços de caráter multidisciplinar, composto por profissionais com formação em Psicologia, Pedagogia, Psicopedagogia e Fonoaudiologia, com atuação voltada para o contexto educacional. O atendimento oferecido tem por finalidade a promoção da melhoria da qualidade do processo de ensino e de aprendizagem. O atendimento com os alunos ocorre de forma individual ou em grupos. Esse ano mais de 300 alunos da rede municipal deverão ser beneficiados pelo programa, que foi idealizado em 2013.