Vistoria de vans escolares segue até 5 de fevereiro

Trânsito - Destaques
Detran identifica que 182 veículos precisam passar pelo processo em Várzea Paulista
 
 
A Secretaria de Trânsito, em parceria com o Detran de Várzea Paulista, realiza durante esta semana a vistoria de vans escolares, na avenida Projetada, ao lado da Prefeitura, das 8 às 11 horas e das 13 às 16 horas. O intuito é manter a legalidade dos veículos além da segurança dos munícipes. O representante do Detran, Astolfo Gomes, relata como é feita a vistoria nos veículos. “Para segurança das crianças na vistoria são fiscalizados diversos itens de segurança, como pneus, extintor de incêndio e cinto de segurança”, finalizou.

Segundo o diretor de Trânsito, Dejair Pelini, a vistoria de vans escolares é importante para segurança das crianças e pedestres. Os proprietários das vans que estiverem irregulares serão autuados e enquadrados no artigo 231, inciso VIII do Código de Trânsito Brasileiro, com infração média de quatro pontos na carteira e apreensão do veículo. “O objetivo da averiguação é manter a legalidade tanto dos documentos como dos veículos”, explica. 
 
De acordo com o Presidente da Associação dos Transportadores e Monitores Escolares, Fabiano Lima, no primeiro semestre de 2016 é previsto que 182 vans sejam inspecionadas. “Como em 2015, a vistoria está sendo feita em parceira com o Detran para simplificar as averiguações”, relata. 
 
Lima ressalta que Várzea Paulista é a única cidade do Aglomerado Urbano que realiza esta vistoria em um único local. “O objetivo da parceria da Secretaria de Trânsito e o Detran é justamente permitir que haja mais agilidade e simplificação para os condutores dos veículos”. 
 
A condutora do veículo escolar, Fátima Rigo, reconhece a acessibilidade na vistoria. “Pra mim ficou bem mais acessível. Antes eu tinha que levar os documentos no Detran,  depois levar o veículo para inspeção, agora tudo ficou mais prático”, finalizou. 
 
Alerta para os pais 
 
O Presidente da Associação dos Transportadores e Monitores, Fabiano Lima, esclarece algumas dúvidas recorrentes na hora da contratação dos serviços de transportes para os filhos. Segundo ele, é preciso certificar se o condutor tem a autorização do Detran e inscrição na Secretaria de Trânsito para exercer o trabalho. “É de extrema importância pedir os documentos do condutor e observar se o veículo possui o número do prefixo e o selo de autorização do Detran”. 
 
A vistoria será realizada na Avenida Projetada, ao lado da Prefeitura, das 8 às 11 horas e das 13 às 16 horas. Cada proprietário deve trazer sua van, de acordo com o prefixo do veículo.
 
Prefixos das vans:
 
Segunda – 01/02: prefixo de 01 a 40;
Terça – 02/02: prefixo de 41 a 80;
Quarta – 03/02: prefixo de 81 a 120;
Quinta – 04/02: prefixo de 121 a 160;
Sexta – 05/02: prefixo de 161 a 200. 
 
Veja a lista de documentos necessários:
 
* Taxa de vistoria (403-0), paga no Banco do Brasil;
* Laudo original do InMetro;
* Disco de tacógrafo;
* Solicitação de vistoria;
* Autorização original do Detran.
 
É necessário atentar à data de validade da CNH, curso de transporte escolar e vistoria do tacógrafo. Se o vencimento tiver ocorrido no primeiro semestre, deve-se levar a cópia do documento.