Várzea Paulista mais segura: Central de Monitoramento é inaugurada

Governo e Administração - Destaques
Guarda Civil Municipal conta com novo espaço para realização do serviço de vídeo monitoramento por câmeras

Várzea Paulista avança mais um passo na segurança pública. Na manhã do último sábado (30), foi inaugurada da Central de Vídeo Monitoramento, que é coordenada pela Central de Inteligência e Comunicação (CIC) da Guarda Civil Municipal de Várzea Paulista.

Representantes da sociedade civil, comerciantes e autoridades estiveram presentes para prestigiar este momento importante na história da Guarda Civil Municipal de Várzea Paulista.

Segundo o prefeito Juvenal Rossi, a criação da Central faz parte de um projeto de reestruturação da GCM, que já entregou novas viaturas, equipamentos de trabalho e agora conta com a tecnologia a favor. “Eu acredito que a tecnologia é uma forte aliada da segurança na cidade, é mais uma ferramenta diferenciada para auxiliar um trabalho que passo a passo vamos construir”, disse o prefeito.

De acordo com o comandante da guarda, Laércio Bifani, o poder de resposta do novo serviço é fantástico. “Com o monitoramento 24 horas, nosso tempo hábil é muito maior, e a tecnologia sem dúvidas é uma ferramenta essencial em nosso trabalho. Daqui pra frente a cidade vai viver uma nova realidade”, explicou Laércio.

Carlos Augusto Gubbo, comerciante da região central do município aprovou o novo serviço, e elogia e trabalho da GCM. “As câmeras na Avenida trouxeram mais segurança para os comércios, desde a instalação já melhorou bastante. Com certeza é uma iniciativa que vai garantir 100% da nossa segurança”, contou Carlos.

Central de Monitoramento

Localizada na Chácara Mall, a Central receberá todo atendimento telefônico, via rádio e a captação de imagens 24 horas por dia, dos cinco pontos principais da cidade que compreendem o trecho entre o Viaduto dos Emancipadores e o Fórum da cidade, além de receptar as informações da Base Móvel de Monitoramento.

O novo espaço, em local estratégico, permite melhor visualização das principais Avenidas que dão acesso ao centro da cidade. A sala e os móveis que compõe a central foram doados por empresas privadas por meio de parceria com a GCM.

Segundo Laércio, a Central de Monitoramento transmite sensação de segurança para os munícipes, além de coibir possíveis delitos. “As pessoas se sentem mais seguras sabendo que estamos trabalhando 24 horas com monitoramento por câmeras, e é também uma forma de evitar que infratores cometam delitos sabendo que estão sendo monitorados”, explica Laércio.