Prefeitura conclui formação do programa Brasil Alfabetizado

Educação - Destaques
57 voluntários vão realizar a alfabetização de jovens, adultos e idosos

A Secretaria de Educação de Várzea Paulista realizou, no mês de janeiro, uma formação de 57 cidadãos voluntários. Segundo uma das instrutoras, a diretora de Projetos Educacionais Especiais, Vani de Paula Martins, as 40 horas de aulas prepararam os novos educadores para alfabetizar a população.

Os alfabetizadores têm o ensino médio como formação mínima e vão buscar jovens, adultos e idosos para realizar as alfabetizações. Além de Vani, as formações foram ministradas pela professora da rede municipal de ensino, Sandra Regina Costa, e a professora Maria da Conceição Gomes Miriani, coordenadora do Programa, desde o seu primeiro ano de atividade.

Segundo a diretora, o poder público municipal também terá um papel importante no incentivo aos novos educadores. “A Prefeitura Municipal de Várzea Paulista irá complementar a bolsa auxílio paga pelo MEC aos voluntários, de forma a valorizar o trabalho destes educadores que desenvolvem um trabalho social imprescindível nos dias de hoje”.

Oportunidade

Segundo Vani, as pessoas que se interessarem por receber a alfabetização poderão se dirigir à Secretaria de Educação, na Avenida Fernão Dias Paes Leme, 601 – Centro. Só é necessário levar o RG.

Sobre o Brasil Alfabetizado

O Brasil Alfabetizado é um programa de alfabetização de jovens a partir de 15 anos, adultos e idosos, formulado e implementado pelo Ministério da Educação (MEC). Seu objetivo é promover a superação do analfabetismo e contribuir para a continuidade dos alfabetizados nos estudos.

Para Vani, trata-se de uma iniciativa muito significativa, já que é essencial para a formação de cidadãos conscientes.