Várzea Paulista celebra chegada de “gigante” do setor logistico

Desenvolvimento Econômico - Destaques
Cesari, empresa com filial em 18 cidades, já iniciou construção de sede própria no município a partir de abril

O prefeito de Várzea Paulista, Juvenal Rossi, o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Marcos Santos e o supervisor de tributos da Prefeitura, Marcos Rosendo, fizeram uma visita técnica às obras de instalação da empresa Ceslog, do grupo Cesari Complexo Logístico, na manhã da última segunda-feira (25). Junto de profissionais técnicos da gigante da área da logística, o gestor conheceu detalhes dos trabalhos que culminarão na instalação definitiva da empresa, a partir de abril.

Mais de 20 profissionais estão realizando os trabalhos necessários no local, no bairro Ponte Seca, desde outubro e mais de 100 empregos serão gerados, a partir de abril.

De acordo com o gerente de obras, Fernando Latrova, o projeto para a área deaproximadamente 170 mil m² prevê as seguintes construções: pátio de estacionamento para caminhões que acessarão a Elekeiroz e o próprio recinto da Ceslog; oficina para apoio aos caminhoneiros; armazéns; pátio de movimentação para contêineres; balanças; pátio de movimentação de contêineres; linha férrea para movimentação de contêineres; além de lanchonete e vestiário para funcionários.

Segundo o profissional da empresa, a instalação na cidade permitirá o melhor atendimento à Elekeiroz e a prestação de serviços a outras empresas. “Todos os caminhões terão acesso facilitado ao terminal”.

O gerente destacou o respaldo dado pelo poder público municipal, para a rápida viabilização de toda a documentação. “Tudo já foi liberado”, relatou. “A Prefeitura tem colaborado muito. Se todas as prefeituras fossem assim, seria bom”, reconheceu.

Algo também destacado pelos técnicos da empresa foi o conhecimento do projeto do Viaduto da Ponte Seca, que facilitará o transporte das cargas, sem sobrecarregar o centro da cidade. Uma outra intervenção será o asfaltamento e colocação de guias, nos próximos dias, em um trecho da Rua Manoel Dias Ruivo, uma das vias de acesso à construção da Prefeitura. “Vamos asfaltar a via, vislumbrando o acesso pelo Viaduto da Ponte Seca”, explicou.

O prefeito Juvenal Rossi também deixou clara a importância da iminente construção do novo viaduto para a viabilização dos novos serviços prestados pela empresa vindoura. A nova via evitará a necessidade futura de realizar uma série de intervenções para garantir a segurança do transporte de cargas químicas, pela Avenida Duque de Caxias. “Esse viaduto é o que vai atrair e fomentar novos investimentos”, projetou.

O secretário do Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Várzea Paulista, Marcos Santos fez questão de destacar a importância da chegada da nova empresa. “São só pontos positivos, é geração de empregos é geração de renda para o município”.

Dentro desse contexto de reorganização da malha viária, a chegada de um novo empreendimento à cidade, com o aumento da oferta de empregos, faz-se relevante, segundo Rossi. “O que nós estamos tentando fazer é dar um novo rumo para a cidade. Por esse motivo, é tão importante a vinda dessa empresa”.

Cenário atual

Segundo uma pesquisa realizada pelo instituto Datafolha, em novembro de 2015, o desemprego é o terceiro maior problema do país, segundo 10% dos entrevistados. Apesar da atual situação financeira crítica, Várzea Paulista dá sinais de que está no caminho certo na geração de empregos.