Prefeito prestigia troca regional de comando militar

Governo e Administração - Destaques
Tenente Severino Justino Felipe, assume o posto de delegado da 19ª Delegacia do Serviço Militar

O prefeito de Várzea Paulista, Juvenal Rossi esteve presente, na Escola de Governo de Jundiaí, na manhã da última quinta-feira (21), para a troca de comando da 19ª Delegacia do Serviço Militar, que atende Jundiaí e região. O 1º tenente Marcos José da Silva cedeu o posto de responsável pelo equipamento ao 1º tenente Severino José Felipe.

Segundo Rossi, sua presença, junto de outras autoridades civis e militares da região, foi importante, para demonstrar gratidão pelos serviços recebidos e apoio ao novo comandante, colocando-se à sua disposição. “Viemos para continuar a estreitar esse relacionamento com quem está chegando e agradecer o apoio do Marcos, que está indo embora”.

Desde o início de seu mandato, o prefeito destacou que tem buscado um bom relacionamento com as autoridades civis e militares. O tenente Marcos sempre esteve presente nas ações da Junta Militar de Várzea Paulista. O Exército inclusive apoiou a cidade, segundo o prefeito, em intervenções importantes. “As forças militares estiveram envolvidas em uma série de atividades que foram realizadas, como, por exemplo, em um cadastramento que realizamos na Vila Real”.

Para o chefe adjunto de Gabinete, Rubens Bittencourt, que responde pela Junta Militar varzina, a troca de comando da 19ª Delegacia é saudável, já que inibe a criação de vínculos do gestor que eventualmente possam atrapalhar sua independência profissional.

Sobre a solenidade

O 1º tenente Marcos José da Silva, emocionado, fez um agradecimento solene a todos com quem se relacionou enquanto trabalhou desde janeiro de 2014, bem como a seus superiores e à cidade de Jundiaí, como um todo. A partir de agora, tem novas perspectivas para o comando militar de Recife, função que passará a exercer nos próximos dias. “É tempo de partir, seguir em frente, encontrar novos desafios”.

Entre as várias homenagens e presentes, destacou-se a que foi feita pelo chefe da 14ª Circunscrição de Serviço Militar (CSM) – responsável pela 19ª Delegacia – coronel Ariovaldo dos Santos Obregon. O chefe militar destacou a inteligência do tenente que deixa seu posto em Jundiaí, em suas várias atividades, bem como sua cordialidade no trato com a população, inclusive nas ações relativas ao alistamento militar. Também fez questão de desejar um bom trabalho em seu novo cargo. “Parabéns pelo serviço! Que você consiga realizar um trabalho de excelência lá em Recife!”.

Trajetória

Também se apresentou um breve histórico dos serviços já executados pelo novo responsável pela 19ª Delegacia, 1º tenente Severino Justino Felipe.

Em sua vasta trajetória militar, ocupou os cargos de chefe do tiro de guerra das cidades de Fernandópolis e Jaboticabal; chefe da Primeira Seção do 28º Batalhão de infantaria leve, em Campinas, além de chefe da Seção de Departamento de Pessoal, no mesmo equipamento. Recebeu condecorações como a medalha militar de ouro; a medalha Marechal Osório, o Legendário e medalha O Pacificador.