Obra da creche do Jardim Itália está na fase de cobertura

Infraestrutura - Destaques
Serviço deve ser retomado assim que as condições climáticas permitirem

As obras da creche do Jardim Itália, que irá atender mais de 300 crianças, serão retomadas assim que as fortes chuvas diminuírem. A construção do prédio está em fase de cobertura, na qual será feita toda a parte do telhado.

A partir daí, o serviço já segue para a fase de elétrica, hidráulica e acabamento. A verba destinada para a construção da obra já está liberada pelo Governo Federal. A creche Proinfância do Jardim Itália tem uma área de construção de 1688,43 metros quadrados.

O prédio vai contar com secretaria, diretoria, almoxarifado, laboratório de informática, sala de leitura multiuso, pátio coberto, refeitório, lavanderia, rouparia, deposito, dispensa, cozinha, palco para apresentações, playground, 4 conjuntos sanitários, 2 conjuntos sanitários PNE, 2 salas de pré-escola, 2 salas de creche (com sala de repouso), 2 salas de creche (sala de repouso e sanitário), 2 salas de creche (com sala de repouso e fraldário) e 2 conjuntos de vestiários.

Entenda melhor o caso

A creche do Jardim Itália ficou tanto tempo parada porque a Prefeitura precisou repor recursos desviados no passado. Para que a obra fosse iniciada, o município fez a reposição de R$ 580 mil, uma contrapartida maior do que a prevista inicialmente.

O convênio foi firmado em 2012, porém, o terreno disponibilizado não era condizente com o projeto, o que atrasou o início da obra. Segundo o secretário adjunto de convênios Felipe Villela o projeto precisou ser alterado para adequar as normas e as condições do terreno. “Outro projeto precisou ser feito porque as medidas do terreno não condiziam com as do projeto inicial”.

Após a adequação do projeto, a administração deparou-se com outro problema. A inflação no período fez que o orçamento inicial tivesse um aumento significativo, que precisou ser reposto pela Prefeitura.

Além disso, o dinheiro liberado em 2012 para o início da obra teve desvio de finalidade (R$ 260 mil), o que dificultou o andamento e resultou no atraso.

No final de 2014, o dinheiro do convênio ficou parado devido à lei eleitoral, que proibiu o envio de verbas durante os meses que antecedem o processo eleitoral.