Prefeito visita Vila Real e acompanha obras e trabalhos

Infraestrutura - Destaques
Desassoreamento do Córrego Ilha Bela, construção do Centro Comunitário e as instalações do CRAS Norte foram pontos fiscalizados

O prefeito de Várzea Paulista Juvenal Rossi realizou, junto de membros de seu secretariado, uma visita técnica à Vila Real, na manhã da última quarta-feira (20). O gestor acompanhou os trabalhos de desassoreamento do Córrego Ilha Bela, a execução do Centro Comunitário e também teve acesso a novas informações sobre os serviços prestados pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Norte. O objetivo foi checar o correto andamento das obras, além dos trabalhos do órgão.

Para o prefeito, a limpeza e desassoreamento nas bordas do córrego são importantes, sobretudo em razão das chuvas. “Estamos fazendo a parte baixa do bairro, até para que as águas não causem maiores problemas”, explicou. Segundo o secretário de Infraestrutura Urbana, Renato Germano, até o final desta semana, aproximadamente mil metros do ribeiro recebem o trabalho.

A intervenção também será importante para que o espaço possa abrigar as águas descidas do restante do bairro, assim que os outros trabalhos de asfaltamento e drenagem estiverem concluídos. “Esse espaço aqui em baixo é necessário porque toda a água será escoada para cá”.

Entre as visitas técnicas e até mesmo uma ida ao comércio da Avenida Pacaembu, os moradores também tiveram tempo para conversar com o prefeito. Rossi destacou o fato de que, agora, a população confia que o bairro receberá uma transformação significativa. “Pela primeira vez, será feito o que se deve fazer”. Segundo ele, também tem havido uma maior conscientização, por parte dos munícipes locais, de seu papel para a conservação dos espaços públicos.

O secretário de Obras e Urbanismo, Josué Santana, informou que sua pasta dará apoio técnico em todos os trabalhos de urbanização do bairro. No CRAS Norte, Rossi conversou com a coordenadora do equipamento, Elaine Aguiar, e ainda ouviu moradores. Segundo a gestora, a visita foi importante. “O objetivo é mostrar ao prefeito as instalações, os programas realizados e o número de pessoas atendidas”, explicou.

O prefeito ressaltou a importância dos atendimentos realizados e a importância do Vivaleite, projeto social pelo qual se distribui a 200 famílias da Região Norte, gratuitamente, leite fluido, pasteurizado, com teor de gordura mínimo de 3%, enriquecido com ferro e vitaminas A e D. São 15 litros de leite por mês, disponibilizados a cada beneficiário. “Hoje, o leite chega para as crianças”, reconheceu.

Aprovação

O Centro Comunitário que está sendo construído agrada a moradores. A obra está na fase da alvenaria e poderá ser usada para várias atividades, como vacinações e outras ações sociais.

Inês Ferreira, 52 anos, reside na Rua Bilac há 11 anos. Ela considera muito positiva as obras que a Vila Real receberá, como os asfaltamentos e destaca a importância do Centro Comunitário. “É positivo, algo pelo que a gente esperava há muito tempo”.

Cícero de Andrade, 67, mora no bairro há 20 anos e pondera que, antigamente, o local onde será construído o novo equipamento era usado como depósito de entulhos e até mesmo ponto de consumo de drogas. Com a nova construção, o problema deverá ser resolvido, em sua avaliação. “Para mim, é uma obra importante”.

Investimento

O valor do investimento para a construção do Centro Comunitário será de R$ 490.597,33, vindos do Ministério das Cidades. Do montante, o município custeará R$ 3556,80, como contrapartida municipal.

Próximos passos

Segundo Germano, até o final de fevereiro, será feita a licitação para a contratação de construtora responsável pelas obras: asfaltamento de 34 vias; 13 escadas hidráulicas; cinco muros de arrimo; trevo da Marginal do Rio Jundiaí e a canalização do Córrego Ilha Bela.

Transformação

Além do centro comunitário, o projeto de reurbanização contempla várias ações de infraestrutura, fruto de um convênio com o Governo Federal.  Destacam-se as 32 ruas da Vila Real que receberão pavimentação e drenagem. Será construída, no Núcleo Siriema – Cidade Nova II, uma creche-escola.

Haverá recuperação urbanística, além dos trabalhos de pavimentação e drenagem da Travessa Felicidade e da Avenida Tanabi. Também se destaca o parque linear da Rua Ilha Bela. A área contará com ciclovia, parque para crianças, equipamentos para terceira idade, pista de caminhada, quadra para jogos, entre outros equipamentos.

Habitações populares

292 famílias da Região Norte, previamente cadastradas pela Secretaria de Desenvolvimento Social, de acordo com seu perfil socioeconômico, serão contempladas com casas populares. Os recursos são provenientes de um convênio com os Governos Estadual e Federal.