Prefeitura continua trabalho para sanar dívida herdada

Governo e Administração - Destaques
Comissão do Fundo Municipal de Inadimplemento conclui negociações com cinco credores e obtém desconto total de R$ 69,1 mil

A Comissão Gestora do Fundo Municipal de Inadimplemento,  realizou na manhã da última segunda-feira (21), na Câmara Municipal, a primeira sessão pública de renegociação de dívidas com credores. O novo órgão, instituído pela Lei Municipal nº 2.260/15, realizou o procedimento para obter descontos nas dívidas contraídas e não pagas até dezembro de 2012, com fornecedores, que apresentaram propostas de descontos no leilão feito durante o evento.

Foram concluídas cinco negociações com os credores presentes, que apresentaram propostas com descontos de 11 a 40% – juntos, todos os valores somam R$ 68.676,69 economizados. Esse total representa 24% de desconto médio, já que, dos R$ 292.252,32, R$ 223.575,52 foram os valores finais obtidos para pagamento. Os fornecedores que sacramentaram acordos com maiores amortizações vão receber parcelas maiores.

A primeira parcela dos pagamentos a esses credores que concederam descontos foi feita na última quarta-feira (23) – R$ 100.566,57. Segundo o secretário adjunto de Gestão Pública, Armando Mietto Júnior, um dos integrantes da Comissão, todos esses credores deverão ter essa dívida negociada liquidada em aproximadamente dois meses.

O gestor explica que a destinação de 1% da arrecadação do município para o pagamento de restos a pagar. Do montante, 30% serão usados para respeitar a ordem cronológica e 70% para pagamentos com descontos.

Próximas sessões

Assim que já estiverem concluídos os pagamentos com esses credores, serão feitos novos chamamentos públicos, para que, de seis em seis, novos fornecedores possam negociar descontos e ter seus saldos a receber liquidados, aos poucos, por meio de novas sessões públicas.