Chico Santa Rita debate comunicação pública em Várzea Paulista

Gestão Pública - Destaques
Profissionais de 15 cidades de São Paulo participaram da apresentação do especialista
                 
 
Na última quinta-feira (17), a Secretaria de Comunicação e Governo de Várzea Paulista realizou o 1º Encontro de Comunicadores – Marketing Governamental, que reuniu representantes de 15 cidades do Estado. O evento contou com a presença do especialista em marketing político, Chico Santa Rita, que fez uma explanação sobre o tema ‘Marketing Político Governamental e a Comunicação Pública em Tempos de Crise Econômica’.
               
Para o prefeito Juvenal Rossi, o encontro exemplifica a importância da comunicação para as administrações públicas. “A informação é uma arma poderosa de contato com a população, que deve ser bem utilizada. Hoje sairemos daqui mais enriquecidos”, disse.
               
De acordo com o secretário de Comunicação e Governo de Várzea Paulista, David Alexandre, os governos precisam utilizar as melhores estratégias de comunicação para apresentar o seu trabalho. “A comunicação pública é a maneira mais efetiva do prefeito se fazer presente para cada cidadão. Nesse sentido a comunicação é imprescindível”, afirma.
 
Marketing Político Governamental
 
Durante sua apresentação, o especialista em marketing, Chico Santa Rita, que já escreveu quatro livros, somando mais de mil páginas sobre o tema, falou sobre as principais estratégias do marketing político. “O marketing político é feito de mil pequenas coisas, atualmente a população tem um poder de análise muito mais apurado”, explica.

Chico fez questão de citar cases de sucesso em que participou, como o desenvolvimento do logotipo da prefeitura de Rio das Ostras, no Rio de Janeiro, apontando todos os pontos da criação, com o objetivo de aproximar o cidadão da marca. A campanha do Metro carioca, também desenvolvida pelo especialista, esteve na apresentação. Aspectos como a importância da pesquisa qualitativa para identificar o público foram exemplificados. “Existiam pesquisas que apontavam números de insatisfação com o metro carioca, porém quando foi realizada uma pesquisa bem produzida foi identificado, que a desaprovação era de usuários que não utilizavam o transporte”.
 
A historiadora Fernanda Zuccaro falou sobre o processo de trabalho para a produção do livro ‘De como Aécio & Marina ajudaram a eleger Dilma’. Na publicação, a especialista em Marketing Político e Propaganda Eleitoral explica como foi o processo de análise diária da campanha presidencial. “Esse livro é uma aula do que fazer e do que não fazer”, ressalta Fernanda.
 
Ao final das palestras, foi realizada uma sessão de perguntas com os participantes, momento no qual foi possível tirar as principais dúvidas com o especialista.