Várzea Paulista é exemplo na economia de água

Meio Ambiente - Destaques
Escolas estaduais e municipais colaboram com ações de conscientização e economia 
 
Várzea Paulista tem sido exemplo de conscientização e preservação do bem mais precioso do planeta: a água. Os dados da Sabesp mostram o desempenho da cidade nos últimos doze meses, que obteve um consumo de água abaixo do normal, se comparada a cidades como Itatiba, Paulínia e Jundiaí, levando em consideração questões demográficas, densidade, população e arrecadação. 
 
Apesar de Várzea Paulista não ter um manancial de abastecimento, a cidade não sofreu com a crise hídrica dos últimos anos, que atingiu o País e castigou muitas regiões, principalmente o estado de São Paulo. O resultado é fruto dos esforços somados entre as ações da prefeitura e os munícipes que colaboraram evitando o desperdício. 
 
De acordo com o gerente administrativo da Sabesp, Alexandre Angela, a parceria entre a empresa e a rede de ensino do município, foi uma ideia que deu resultado. “Estar nas escolas e levar a conscientização para as crianças faz com que a ação seja multiplicada em casa, com os pais, que aderiram a campanha, isso teve um grande impacto no nosso histograma de consumo, mostrando que a população de Várzea Paulista fez sua parte”, explicou Alexandre.
 
Economia
 
A Cemeb São Miguel Arcanjo foi a unidade escolar do município que mais economizou água nos seis meses decorridos entre abril e novembro. A economia foi de 207 metros cúbicos de água. Segundo a diretora da escola, Denise Souza, o resultado é fruto do trabalho desenvolvido com os alunos. “As professoras sempre trabalham com este tema, e nós estamos sempre atentos a vazamentos de descargas e torneiras para mostrar que é necessário economizar”, contou Denise. 
 
Projeto: Água, um bem de todos!
 
As escolas estaduais e municipais também fizeram sua parte e tiveram papel importante nos resultados na economia de água através do projeto “Água, um bem de todos” com o intuito de conscientizar as pessoas sobre a economia e utilização responsável da água. Foi iniciado em março através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Sabesp, e atenderá as escolas da rede municipal e da rede estadual.  
 
O trabalho visa proporcionar aos alunos momentos de reflexão sobre a importância da água.  O projeto foi desenvolvido durante todo o ano letivo e contou com palestras, apresentações teatrais, experimentos, atividades lúdicas e cada uma das escolas desenvolveram um plano de economia de água na unidade. Além do trabalho nas escolas o projeto conta com um blog onde o trabalho desenvolvido pelas unidades escolares é divulgado. O blog conta também com informações sobre o tema, jogos e atividades.
O endereço do blog é projetoaguapmvp.blogspot.com.br