População deve denunciar perturbação do sossego alheio

Gestão Pública - Destaques
Moradores podem ligar no 153 da Guarda Civil Municipal, para que os locais sejam mapeados
 
A Guarda Civil Municipal de Várzea Paulista está fazendo um levantamento sobre os principais pontos de perturbação do sossego alheio na cidade. Para isso, solicita à população que façam denúncias através do telefone 153.
               
De acordo com o comandante da corporação, Laercio Bifani, a situação foi a que gerou mais reclamações nos últimos dois meses. “Essas queixas representam 50% das ligações”, informa. “Estamos fazendo o levantamento bairro por bairro e para isso, contamos com a colaboração das pessoas para identificar os locais”, explica. As denúncias são anônimas.
               
Setor de Inteligência e Comunicação 
               
O levantamento foi realizado pelo Setor de Inteligência e Comunicação da guarda varzina. Segundo o inspetor Barcaro, é imprescindível a colaboração da população. “Somente com denúncias e informações poderemos tomar as devidas medidas e saber os locais onde o problema acontece”, relata. 
               
A maioria das queixas são contra residências, carros, bares e restaurantes. “Todos têm direito ao descanso e sossego. A casa que fica próxima a um local barulhento é desvalorizada, o que prejudica o proprietário e a cidade”, afirma o inspetor. “Precisamos tomar as medidas para solucionar o problema enquanto ele está no começo”. 
               
Perturbação do sossego alheio
 
Perturbar o sossego alheio (mediante gritaria, algazarra, abuso de instrumentos musicais, sinais acústicos, dentre outras situações) é crime, nos moldes do artigo 42 do Decreto-Lei Nº 3.688/41, passível de prisão simples, de 15 (quinze) dias a 3 (três) meses, ou multa. A lei almeja proteger a paz de espírito, a tranquilidade e o sossego das pessoas.