CRAS realiza exposição de grafitagem

Desenvolvimento Social - Destaques
O evento será realizado no dia 11 de dezembro, às 14 horas, no espaço Facilita
 
Crianças e adolescentes dos CRASs (Centros de Referência de Assistência Social) Central, Norte e Oeste vão apresentar nesta sexta-feira dia (11), no espaço Facilita, às 14 horas, as exposições de grafitagem desenvolvidas durante o ano letivo de 2015. Na ocasião, haverá apresentação de grupos de dança e teatro, desenvolvidos por assistidos. 
 
Segundo a supervisora de desenvolvimento social, Cássia Herrera, o evento busca incentivar as práticas de criação, além de incentivar esses adolescentes por meio de expressão como grafitagem dança e teatro a desenvolver a reflexão dentro da sociedade. “O objetivo dessa exposição é demonstrar o trabalho deles e convidar os familiares para prestigiá-los”. 
 
O espaço Facilita fica localizado na Rua João Póvoa, 97, Jardim do Lar, no prédio do Facilita.
 
 
Origem do Grafite
 
O grafite surgiu em Nova York, em 1970, quando alguns jovens começaram a espalhar suas marcas nas paredes da cidade como forma de manifestação artística em espaços públicos. O grafite está ligado a vários movimentos e um deles é o hip-hop. É uma obra cultural onde expressa toda opressão que a humanidade vive, o grafite reflete sobre a realidade das ruas, faz critica sobre os menos favorecidos e faz intervenção social. 
 
 
Grafite no Brasil
 
O grafite foi introduzido no Brasil pouco tempo depois dos americanos. O estilo do grafite brasileiro é reconhecido entre os melhores de todo o mundo por incrementar na arte um toque único. No entanto, muitas polêmicas giram em torno desse movimento artístico, pois de um lado o grafite é desempenhado com qualidade artística, e do outro, não passa de poluição visual e vandalismo.