“Roda de Conversa com a Prefeitura” apresenta projetos de infraestrutura a moradores da Vila Real

Gestão Pública - Destaques
População tirou dúvidas e conheceu mais detalhes de ações como a construção do Centro Comunitário e da creche
 
A Prefeitura de Várzea Paulista apresentou à população projetos executivos de vários trabalhos de infraestrutura previstos para os bairros Vila Real e Cidade Nova II, nos próximos anos, na noite da última quinta-feira (26), na escola Juvelita Pereira. Durante o evento “Roda de Conversa com a Prefeitura”, os munícipes puderam tirar dúvidas importantes, segundo o representante da pasta, Renato Germano. “O encontro foi muito positivo, pois foi possível levar até eles mais informações”.
 
Foram expostos os projetos das obras do Centro Comunitário e do Parque Linear da Rua Ilha Bela, além da canalização do córrego que percorre a via. O prefeito Juvenal Rossi participou da ação, assim como outros representantes do secretariado, que tiraram dúvidas sobre outras áreas e falaram sobre obras importantes como o alcance do índice de 97% de esgoto coletado e tratado e a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) a ser inaugurada.
 
Até o final do ano, os outros projetos executivos dos demais trabalhos estruturais na Vila Real e, segundo Germano, devem ser marcadas outras reuniões com os moradores, para explicitá-los. 
 
 
Obras previstas
 
Centro Comunitário
 
Já há contrato assinado para a construção do Centro Comunitário da Vila Real. O novo espaço, depois de pronto, poderá abrigar reuniões da população local, campanhas de vacinação, e outras ações sociais, na Rua Bilak. Serão dois pavimentos, com salas de recepção, sala para assistência social, salão e outros recintos. 
 
 
Parque Linear
 
A Rua Ilha Bela vai receber uma área com ciclovia, equipamentos para terceira idade, pista de caminhada, entre outros equipamentos. A via também terá o córrego canalizado e receberá pavimentação. O projeto executivo já foi feito pela empresa Festi & Festi Incorporações LTDA e será encaminhado pela Secretaria de Infraestrutura Urbana à análise da Caixa Econômica Federal, em breve. 
 
 
Creche 
 
A nova escola, no Núcleo Siriema – Cidade Nova II, contemplará mais de 200 crianças. 
 
 
Asfaltamento
 
36 trechos, em 30 vias diferentes da Vila Real, como a Travessa do Vale; a Avenida Pacaembu; e as Ruas Flórida, Cardeal, Franco e Tupi Paulista, receberão pavimentação e drenagem. Também serão feitas escadas hidráulicas e muros de contenção, no bairro. Os projetos executivos das obras serão entregues pela empresa terceirizada à Prefeitura, para ser encaminhado à Caixa Econômica Federal até dezembro. Os recursos são fruto de um convênio com o Governo Federal. 
 
O andamento dos trabalhos depende apenas da liberação de pagamentos, por parte do Governo Federal.
 
 
Outras ações 
 
Serão executados de seis a dez muros de arrimo, em áreas prioritárias do bairro, além de algumas escadas hidráulicas.
 
 
Investimento 
 
O custo total estimado inicialmente, para as obras de infraestrutura em todo o bairro é de R$ 15.614.101,92 – fruto de convênio com o Governo Federal. A continuidade dos trabalhos depende apenas da liberação de pagamentos, por parte do Governo Federal
 
 
Moradias novas
 
Também se falou, no evento, sobre a previsão, para os próximos anos, de 292 casas populares,  a famílias da Vila Real e áreas de risco, cadastradas previamente pela Secretaria de Desenvolvimento Social, de acordo com o perfil socioeconômico de cada uma. O terreno fornecido pela Prefeitura já está definido. A empresa Emplan venceu o chamamento público, no início deste ano, teve o projeto aprovado pelo GRAPROHAB (Grupo de Análise e Aprovação de Projetos Habitacionais do Estado de São Paulo), está em contato com a Caixa Econômica Federal para verificar as especificações técnicas e tem tido subsídio técnico da Secretaria de Obras e Urbanismo e do Gabinete. Os recursos são de um convênio com os Governos Federal e Estadual. Aguarda-se apenas a liberação dos recursos por parte do Governo Federal.
 
 
Confiança e esperança
 
Para o José Francisco da Silva, 62 anos, morador da região há mais de 20 anos, finalmente a Vila real vai receber os investimentos de forma certa e definitiva. Ele reconhece os esforços feitos pela administração, em favor da população. “Todos sabem como o Brasil está, em termos de crise, e ficamos agradecidos”. Sueli de Oliveira, mãe de dois filhos, também tem boas expectativas. “Quando tudo estiver pronto a vida será ainda melhor”.