Campanha ‘Fique Sabendo’ começa hoje

Saúde - Cotidiano
Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) vai funcionar em horários especiais para que a população possa realizar gratuitamente os testes de HIV, Sífilis e Hepatite C
 
De 25 de novembro a 1º de dezembro, ocorre em Várzea Paulista a campanha ‘Fique Sabendo’, que realiza o teste rápido para diagnóstico de HIV/AIDS, com o intuito de oferecer o diagnóstico precoce da doença. 
               
De acordo com a coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Várzea Paulista, Luzinete Camargo, a campanha é uma maneira de sensibilizar as pessoas para fazer o teste. “Todo o Estado e os municípios estão mobilizados nesse propósito, que, além da testagem, está na conscientização sobre o uso da camisinha”, informa.
               
Para atender um maior número de pessoas, o CTA vai funcionar em horários especiais. Na quarta-feira (25), o funcionamento será das 7 às 20 horas. No sábado (28), das 9 às 20 horas e, no domingo (29), das 9 às 15 horas. O Centro de Testagem e Aconselhamento está localizado na Praça Castro Alves, s/n – Vila São José. 
 
               
Teste rápido nas UBSs
 
A Unidade de Saúde da Família da Vila Real vai realizar os testes para HIV, Sífilis e Hepatite C, no sábado, dia 28 de novembro, na escola estadual Armando Dias, das 8 às 12 horas. As Unidades Básicas de Saúde também estarão realizando a testagem nos interessados. Os dias e horários para realização dos testes e atividades de prevenção devem ser conferidos na própria UBS. “Não é necessário pedido médico. Basta procurar uma unidade e solicitar o exame”, afirma a coordenadora. 
 
 
Autoteste de HIV
 
Na última sexta-feira (20), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou resolução que autoriza a venda do autoteste de HIV nas farmácias. O material poderá ser utilizado pela população como triagem. 
 
Parecido com teste de gravidez, o autoteste de HIV faz o diagnóstico por meio de fluidos da mucosa da gengiva ou bochecha. A norma permite que as empresas que fabricam os testes solicitem registro para venda do produto no pais. “Essa notícia vem no momento certo e dá mais incentivo a nossa campanha”, conclui Luzinete.