Várzea Paulista participa de Mobilização contra Dengue

Saúde - Cotidiano
Semana D ocorre de 23 a 27 de novembro
 
O Departamento de Saúde Coletiva de Várzea Paulista participa da Mobilização contra Dengue 2015. A Semana D ocorre entre os dias 23 a 27 de novembro, com ações de visita casa a casa,  nas divisas do município, e ações educativas. 
 
De acordo com o coordenador técnico do setor de Vigilância e Controle de Zoonoses, Eder Lucio Carmanini, devido à grande quantidade de casos nos municípios de Jundiaí, Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista, a ação de visita casa a casa será intensificada. “Daremos maior atenção às áreas de divisa entre os municípios”, explica Eder. 
 
Nos dias 23 e 24 de novembro, a ação será realizada no Jardim Felicidade, nos limites com Campo Limpo Paulista. E nos dias 25 e 26, o trabalho se dará no bairro Cidade Nova 2 (Núcleo Siriema), nos limites com o município de Jundiaí.
 
 
Pedágio Educativo
 
A mobilização será encerrada na sexta-feira (27), com uma ação educativa nos semáforos do Viaduto dos Emancipadores – região central da cidade – e no farol em frente ao supermercado Russi, na Vila Santa Terezinha. “Nesta ação faremos a distribuição de folhetos educativos,  abordando o tema da dengue e folhetos sobre a destinação de materiais inservíveis no Ecoponto”, relata o coordenador. O pedágio educativo acontece das 9 às 13h30.
 
 
Todos juntos contra a dengue

 
Segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde, a situação epidemiológica da dengue no Estado de São Paulo, em 2015 demonstra que o vetor Aedes aegypti e a circulação de vírus continuaram a ocorrer no inverno e na primavera, ou seja, a transmissão não foi interrompida nos meses de temperaturas mais baixas e de pouca chuva.
 
Com esse cenário, fica o alerta sobre o combate ao vetor e a vigilância de casos da doença, que  devem ser permanentes nos 365 dias do ano. Somente dessa forma poderá ocorrer o controle da dengue, reduzindo o número de casos e evitando as mortes.
 
A mobilização tem como objetivo promover um esforço concentrado e simultâneo do poder público e da população para reduzir os níveis de infestação do mosquito Aedes, eliminando seus criadouros nas casas, nas escolas e nos locais de trabalho, para evitar que as pessoas adoeçam. A dengue é um agravo que desafia a saúde pública há décadas e seu enfrentamento envolve o compromisso de todas as estâncias de governo e da população.
 
Fonte: Secretaria de Estado da Saúde