Conselho da Pessoa Idosa certifica entidades

Desenvolvimento Social - Destaques
Casas de Repouso SABRA, Sant’Ana e Yoná Feliz recebem Certificação das Entidades da Pessoa Idosa – ILPI ( Instituição de Longa Permanência para Idosos)

O CMPI (Conselho Municipal da Pessoa Idosa) de Várzea Paulista entregou oficialmente certificados de reconhecimento e aprovação do trabalho a três ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos), na tarde da última quarta-feira (18). As Casas de Repouso SABRA, Sant’Ana e Yoná Feliz receberam a documentação que passa a ser exigida na cidade, por legislação federal, das mãos da presidente do Conselho, Terezinha Udovic. “Sem esses certificados, essas instituições ficam com muitas dificuldades para exercerem suas atividades”, explicou.

Durante o evento, a gestora destacou a eficiência das instituições, na entrega das documentações pedidas pelo CMPI, dentro do prazo estabelecido. “Eu agradeço o trabalho de vocês. Foram muito responsáveis”, elogiou.

Segundo Terezinha, conhecer melhor as entidades foi muito positivo até mesmo para futuras indicações do trabalho, e a ideia é que elas atuem, junto do Conselho, de forma integrada. “Eu espero que a gente consiga, dentro do possível, trabalhar em conjunto”.

O proprietário da Casa SABRA, Adenilson Evangelista, relatou que esse tipo de instituição já tem que responder positivamente às fiscalizações da vigilância sanitária municipal. Com esse certificado, essas entidades contam agora com mais um respaldo que afasta a ideia de clandestinidade e, quanto às atividades de integração social, poderão prestar contas ao CMPI, junto à promotoria do município, além de ter o apoio do Conselho. “É isso que será o foco do Conselho da Pessoa Idosa”.

Para a enfermeira responsável pela casa Sant’Ana, Gilde Alves, é importante que as instituições que cuidam das pessoas idosas tenham, além da legislação municipal, essa nova documentação. “Essa certificação é para mostrar também que estamos à disposição para ajudar o Conselho, dentro do que estiver ao nosso alcance”.