Prefeitura reorganiza coleta de lixo

Meio Ambiente - Destaques
Coleta dominical nas avenidas principais e, durante a semana, nos bairros Jardim Mirante e Jardim das Palmeiras, sofrerão alterações de dias e horários, para economia de recursos

A Prefeitura de Várzea Paulista, em conjunto com a empresa de coleta de lixo domiciliar da cidade, definiram, na última sexta-feira (13), que o serviço sofrerá algumas alterações, a partir da semana que vem. Segundo o secretário de Infraestrutura Urbana, a prestadora verificou a possibilidade de otimizar o serviço. “A empresa percebeu que o caminhão fica vazio em determinados períodos e não leva todo o lixo que poderia ao aterro sanitário”, explica.

Coleta aos domingos

A coleta dominical, serviço feito pela empresa, mesmo sem exigência contratual, para adiantar o trabalho da semana, será feita, em caráter experimental, nas próximas duas segundas-feiras, logo no começo do dia, ao invés dos domingos. Segundo Germano, o ideal é que os comerciantes coloquem o lixo apenas na segunda-feira, bem no início do dia. As vias onde ocorrerá a mudança são: Rua Capivari (Vila Real); Travessa Ilha Bela (Vila Real); Avenida Fernão Dias Paes Leme (Centro); Avenida Duque de Caxias; Avenida Itapira (Jardim América III); Rua Minas Gerais (Vila Popular).

A empresa terceirizada fará a limpeza das feiras livres realizadas na Avenida Tapira e na Rua Minas Gerais e deixará os lixos ensacados, para serem recolhidos nas segundas-feiras.
De acordo com o gestor, se a nova frequência de coleta surtir o efeito desejado, passará a ser permanente. Caso contrário, o lixo voltará a ser coletado aos domingos.

Jardim das Palmeiras e Jardim Mirante

O Jardim das Palmeiras passará a ter as coletas feitas às segundas, quartas e sextas-feiras, no período diurno, e não mais às terças, quintas e sábados. No Jardim Mirante, a coleta passará a ser feita às segundas, quartas e sextas-feitas, no período noturno, e não mais durante o dia. As mudanças nos dos bairros são definitivas e já estão autorizadas pela Secretaria de Infraestrutura Urbana, gerenciadora do trabalho. O secretário relata que também haverá carro de som, esta semana, para avisar os munícipes das mudanças nos dois bairros.