Participe da Semana da Cultura de Paz

Esporte e Lazer - Destaques
Na noite da última segunda-feira (16), foi realizada uma roda de conversa, na Praça CEU (Centro de Artes e Esportes Unificado) sobre políticas públicas de igualdade racial. O evento realizado pela Secretaria Adjunta de Cultura, contou com representantes das cidades de Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Jundiaí e Campinas.

Em pauta, foram abordados temas como direitos humanos, violência e preconceito, diversidades religiosas, sistema carcerário no Brasil, lei nº 10639, dentre outros. Foi iniciada também uma lista onde os participantes sugeriram propostas para alavancar o tratamento em relação aos temas.

“Realmente foi muito boa essa discussão, a presença do prefeito e secretários, representantes do legislativo e das religiões, para a divulgação da questão cultural africana”, disse Eginaldo Marcos Honório, advogado e ouvidor da Prefeitura de Jundiaí.

Cultura afro-brasileira e africana nas escolas

Na quarta-feira (18) começam as conversas para a implementação da lei nº 10639, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio. A roda de conversa vai contar com a presença de Diretores e Coordenadores da Rede Municipal de Ensino.

Semana da Cultura de Paz

A Secretaria de Educação Cultura, Esportes e Lazer através da Secretaria Adjunta de Cultura realiza esta semana as comemorações da Semana da Cultura de Paz. O objetivo é utilizar o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, para refletir e discutir o respeito às minorias.

A ideia é comemorar o feriado municipal, data dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira, com discussões e reflexões. Segundo Tamires de Souza, uma das coordenadoras do evento, a intenção neste ano é que a semana dê início às discussões. “Não queremos falar sobre o assunto apenas nessa semana, queremos que seja uma discussão permanente em nossa cidade”. Tamires conta que o tema “Cultura de Paz” foi escolhido para ampliar a discussão, levando em consideração todas as minorias. “Todos podemos lutar por um mundo de paz, e queremos instigar essa discussão em nosso município”.

A semana contará com debates, rodas de conversa e apresentações, capoeira, hip-hop, danças tradicionais e roda de samba são algumas das atrações do evento. Todas as atividades serão realizadas na Praça CEU (Centro de Artes e Esportes Unificado), localizado na Avenida Ipiranga, 351 – Jardim do Lar.

Programação

Dia 18 de novembro – Roda de Debate sobre a aplicação da lei 10.639 com os Diretores e Coordenadores da Rede Municipal de Ensino – Horário: 14h00 as 17h00. Nesta, teremos a presença da Professora Marineide Villas Boas.

Dia 19 de novembro – Exposição Temática e Cine Club. Visita dos alunos das Escolas da Rede Municipal nos períodos da manhã e da tarde.

Dia 20 de novembro – Noite do Samba com lançamento do samba enredo das escolas de Várzea Paulista e Grupo de Samba e Pagode – A partir das 19h00.

Dia 21 de novembro – Evento contemporâneo de rua “Tribo sem nome” e Intercâmbio Cultural entre Cidades – A partir das 12h00.