Guarda Ambiental apreende balão

Meio Ambiente - Destaques
Material foi aprendido no bairro Jardim Cruz Alta, com mais de 65 bombas
 
No último sábado (14), a equipe da Guarda Ambiental de Várzea Paulista, formada pelo coordenador Afonso e o GM Nespoli, fizeram a apreensão de um balão, no bairro Cruz Alta, próximo a APAE. O balão de 35 metros de comprimento foi recuperado com 65 bombas, que ainda não haviam explodido. 
               
De acordo com o coordenador da equipe, inspetor Afonso, a situação poderia ter acabado em tragédia, já que havia muitas bombas além das que não explodiram. “Pelo tamanho do balão ele deveria ter mais de 300 bombas. Se caísse no prédio da APAE por exemplo, poderia ter até causado um incêndio”, relata. 
               
Afonso explica que soltar balões é uma atividade perigosa e que está enquadrada na Lei de Crimes Ambientais. “Quem solta balão pode ser preso, baseado na Lei Federal nº 9605/98, além de ser responsável por causar incêndios e danos ao patrimônio”, diz. 
               
Caso alguém presencie alguém comercializando, confeccionando ou soltando balões,  deve fazer uma denúncia à Guarda Ambiental, pelos telefones 153 ou 0800 77 008 11.