Várzea Paulista comemora a Semana da Cultura de Paz

Esporte e Lazer - Destaques
Apresentações, palestras, debates e reflexão marcarão o evento
 
A Secretaria de Educação Cultura, Esportes e Lazer através da Secretaria Adjunta de Cultura realizará a partir dessa semana as comemorações da Semana da Cultura de Paz. O objetivo é utilizar o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, para refletir e discutir o respeito às minorias. 
 
A ideia é comemorar o feriado municipal, data dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira, com discussões e reflexões. Segundo Tamires de Souza, uma das coordenadoras do evento, a intenção neste ano é que a semana dê início às discussões. “Não queremos falar sobre o assunto apenas nessa semana, queremos que seja uma discussão permanente em nossa cidade”.
 
Tamires conta que o tema “Cultura de Paz” foi escolhido para ampliar a discussão, levando em consideração todas as minorias. “Todos podemos lutar por um mundo de paz, e queremos instigar essa discussão em nosso município”. 
 
A semana contará com debates, rodas de conversa e apresentações. Capoeira, Hip Hop, danças tradicionais e roda de samba  são algumas das atrações do evento. 
 
Todas as atividades serão realizadas na Praça CEU (Centro de Artes e Esportes Unificado), localizado na Avenida Ipiranga, 351 – Jardim do Lar.
 
 
Programação
 
Dia 15 de novembro – Dia Nacional das Comunidades Tradicionais – Horário: 14h00 às 18h00. 
 
Dia 16 de novembro – Roda de conversa de Promoção da Igualdade Racial com a palestra do Doutor Eginaldo Marcus Honório – Horário: 19h00 às 22h00. 
 
Dia 18 de novembro – Roda de Debate sobre a aplicação da lei 10.639 com os Diretores e Coordenadores da Rede Municipal de Ensino – Horário: 14h00 as 17h00. Nesta, teremos a presença da Professora Marineide Villas Boas. 
 
Dia 19 de novembro – Exposição Temática e Cine Club. Visita dos alunos das Escolas da Rede Municipal nos períodos da manhã e da tarde.  
 
Dia 20 de novembro – Noite do Samba com lançamento do samba enredo das escolas de Várzea Paulista e Grupo de Samba e Pagode – A partir das 19h00. 
 
Dia 21 de novembro – Evento contemporâneo de rua “Tribo sem nome” e Intercâmbio Cultural entre Cidades – A partir das 12h00. 
 

 
Sobre a data
 
A data, 20 de novembro, foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Zumbi era líder do Quilombo dos Palmares, uma comunidade localizada na Serra da Barriga, onde escravos se refugiavam. O quilombo chegou a atingir uma população de vinte mil habitantes, em razão do aumento das fugas dos escravos.
 
A data relembra a resistência do negro à escravidão em solo brasileiro. A data também é um momento de discussão de temas como a inserção do negro no mercado de trabalho e cotas universitárias.