‘Projeto Cisterna – Economia de Água’ é desenvolvido por alunos do 1° ano do Ensino Médio da escola Tibúrcio Estevam de Siqueira
Na última segunda-feira (16), os alunos da escola Estadual Tibúrcio Estevam de Siqueira, apresentaram o projeto ‘Cisterna – Economia de Água’, inscrito no programa ‘Jovem Inventor’, para representantes da prefeitura de Várzea Paulista. O projeto foi desenvolvido por alunos do 1° ano do ensino médio, com a supervisão da professora de biologia, Silvana Ferreira de Souza. “Este projeto busca acima de tudo incentivar a criatividade”, disse.
A ideia da cisterna se desenvolveu a partir do programa ‘Jovem Inventor’, que este ano teve como tema ‘Sustentabilidade – Ideias Inovadoras’. Segundo a diretora da escola, Silvana Camarini, o projeto foi desenvolvido em dois meses e com baixo orçamento. “Este projeto visa além de tudo buscar a sensibilidade nos alunos, pensar coletivamente em prol do meio ambiente”.
De acordo com os alunos, a cisterna é de um sistema pluvial que tem como objetivo economizar água, além de evitar sua falta na época de estiagem. “Pensamos neste projeto para estimular a sociedade a pensar mais no meio ambiente”, relatou Daniela Oliveira.
Segundo Filipe Vianna Ozorio, estudante e representante do projeto, a Cisterna, reservatório de armazenamento de água de chuva, ajuda a economizar água ao ser utilizada para limpar a casa, lavar a louça e até mesmo a regar as plantas. “É um projeto que dá muito retorno para a sociedade e contribui com um Brasil sustentável”, finalizou.
Jovem Inventor
O projeto ‘Jovem Inventor’ que teve como tema ‘Sustentabilidade – Ideias Inovadoras’ é uma proposta da Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer de Várzea Paulista aberta a alunos das escolas públicas e estaduais da cidade.
Os principais objetivos é promover a participação das escolas do município; incentivar o desenvolvimento de ideias inovadoras, além de reconhecê-las, premiá-las e divulgá-las. Os projetos serão avaliados por uma banca, de acordo com cinco critérios: correlação com a temática do evento; qualidade; inovação; criatividade e atratividade. As premiações serão feitas, separadamente, para os alunos das Redes Municipal e Estadual: os dois primeiros lugares serão premiados com uma bolsa de estudos do curso de operador de computador completo e uma bicicleta; e dois segundos ganharão uma bicicleta.
Nos dias 21 a 25 de setembro as escolas preencheram um formulário online. Nos dias 27 de novembro a 1º de dezembro, devem ser postadas as propostas e documentos solicitados, junto da invenção (vídeo do protótipo). Os resultados serão divulgados em 4 de dezembro e a premiação será feita no dia 11 do mesmo mês.