Alunos conquistam 39 medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia

Educação - Destaques
Alunos conquistam 39 medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia

A semana começou com comemoração na Educação de Várzea Paulista. Isso porque foram divulgados os resultados da XVIII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e da IX Mostra de Brasileira de Foguetes, e os alunos varzinos conquistaram 39 medalhas.

A Olimpíada que foi realizada em maio contou com a participação de 838.156 alunos de 9552 escolas de todo o país. A comissão de avaliação dos projetos desenvolvidos durante a Olimpíada enviou às escolas participantes os certificados de participação no evento e as medalhas dos alunos campeões em cada modalidade. Os resultados dos alunos varzinos foram satisfatórios e enchem nossa cidade de orgulho com seus pequenos cientistas.

A escola Palmyra Rinaldi se surpreendeu com os bons resultados dos seus alunos em sua primeira participação na olimpíada. A dedicação e o envolvimento no projeto renderam a unidade escolar 24 medalhas. A diretora Renata Cristina Santos Tobias conta que o tema  gerou muita dedicação e interesse dos alunos, e que durante todo o ano os mais de 600 alunos envolvidos com o projeto realizaram diversas atividades. “Fizemos visitas a um planetário, pesquisas, lançamento de foguetes e a cada atividade os alunos tinham a oportunidade de se envolver mais com o tema”. Renata conta que os alunos estão ansiosos para receber as medalhas e que toda escola ficou muito animada com os bons resultados. “Foi uma injeção de estimulo para todos que participaram, e uma experiência positiva de como estudar pode ser muito divertido”.

A escola Erich Becker está em festa com o resultado de sua participação. Seus alunos conquistaram 9 medalhas e um grande incentivo para estudar ciência. O professor Eduardo Teixeira da Silva conta que o projeto é desenvolvido na escola há três anos e envolve turmas de todas as idades. “Realizamos diversas atividades para a preparação dos alunos e fizemos visitas a uma estação ciência e planetários para estimular a curiosidade dos alunos”. Ele conta que o tema é apreciado pelos estudantes e por isso o envolvimento no projeto é muito satisfatório. “São assuntos que mexem com a curiosidade das crianças”.

Ele relata ainda que a escola realiza todo ano uma cerimônia de lançamentos dos foguetes produzidos para o projeto. Agora realizarão uma cerimônia de entrega das medalhas e esperam que o bom resultado da escola incentive ainda mais os pequenos cientistas. “O resultado aumenta a vontade dos alunos de buscar mais sobre o assunto, estimula à busca pelo conhecimento e formação de novos cientistas” completa o professor.

A escola Prefeito João Aprillanti também está comemorando os resultados de seus alunos. A escola desenvolve um trabalho com o tema todos os anos e envolve todos os professores e estudantes nesse universo mágico da ciência. A vice-diretora Cristina Ito conta que o trabalho é desenvolvido durante todo o ano letivo e entre as atividades desenvolvidas esta a construção de uma sala temática, exposição de trabalhos e muita pesquisa. “Todo esse envolvimento tem estimulado a curiosidade dos alunos e estamos orgulhosos dos resultados obtidos pela escola na Olimpíada”.

A escola estadual Marcos Alexandre Sodré também se destacou na Olimpíada. A professora Mônica Barbosa Fasoli conta que esse é o terceiro ano em que participam e que estão satisfeitos com os resultados. “Ficamos contentes e esperamos que o bom resultado seja um incentivo para continuarem estudando e pesquisando”. A escola também está preparando uma cerimônia de entrega dos certificados de participação e das medalhas aos alunos.

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

O evento é realizado anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e pela Agência Espacial Brasileira (AEB), com recursos principalmente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. A OBA é executada por uma comissão de Astrônomos profissionais pertencentes à Sociedade Astronômica Brasileira e por engenheiros da Agência Espacial Brasileira.

Os premiados

A Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, parabeniza os estudantes varzinos por seus resultados, e todos os professores e alunos envolvidos com o projeto.

Da CEMEB Professora Palmyra Rinaldi os alunos Ruabe dos Santos Souza, Otavio Augusto da Silva, Nicolas da Silva Nogueira de Moraes, Fernando Alves Hildebrando, Vitor Gabriel Oliveira Cruz, Gustavo Henrique Faria conquistaram medalhas de prata. Diego Magalhães de Jesus, Bianca de Oliveira Cosmo, Jaine Soares de Araujo, Gyan Marcos Roque Barbosa, Suelen Thaine Matos Rocha, Gustavo Alexandre Santos de Oliveira, Ryan Pablo Martins Malaquias, Edson Diego Moreira da Silva, Alexsander Nogueira da Silva, Lucas Tavares de Almeida, Iasmyn Thalia Pereira Nunes Martins, Eric Francisco da Silva, Felipe Natividade da Silva, Nathan Jordão Bodnar, Edivaldo Cristiano dos Santos Junior, Gabriel Aparecido Santo Souza, Caio Felipe Nascimento Moraes foram contemplados com medalhas de bronze.

CEMEB Prefeito João Aprillanti os alunos Thales Guilherme dos Santos Neposiano medalha de prata. Thiago Augusto Fonseca Carotta e Luan Patrik Teodora de Souza, ambos medalha de bronze.

Da CEMEB Erich Becker os alunos Igor Henrique de Abreu, medalhista de ouro. Matheus Oliveira de Barros e Felipe Santos Miguel da Silva, medalhas de prata. Larrisa Caroline Santos, Maria Rafaela Bernardo da Silva, Adryan Henrique Santos Aguiar, Kauê Henrique Rodrigues Ramos, Kelly de Souza Ribeiro, Jheniany da Silva Ribeiro, medalhistas de bonze.

Da escola estadual Marcos Alexandre Sodré os alunos Vinícius Marques do Nascimento, medalha de prata.  Anthony Miqueias Damasceno Muniz e Bruna Carolaine Rodrigues Barbosa, medalhas de bronze.