Ciência e Astronomia em destaque nas escolas varzinas

Educação - Destaques
Alunos conquistam 15 medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia

A semana começou com comemoração na Educação de Várzea Paulista. Isso porque foram divulgados os resultados da XVIII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e da IX Mostra de Brasileira de Foguetes, e os alunos varzinos conquistaram 15 medalhas.

A Olimpíada que foi realizada em maio contou com a participação de 838.156 alunos de 9.552 escolas de todo o país. A comissão de avaliação dos projetos desenvolvidos durante a Olimpíada enviou às escolas participantes os certificados de participação no evento e as medalhas dos alunos campeões em cada modalidade. Os resultados dos alunos varzinos foram satisfatórios e enchem nossa cidade de orgulho com seus pequenos cientistas.

A escola Erich Becker está em festa com o resultado de sua participação. Seus alunos conquistaram 9 medalhas e um grande incentivo para estudar ciência. O professor Eduardo Teixeira da Silva conta que o projeto é desenvolvido na escola há três anos e envolve turmas de todas as idades. “Realizamos diversas atividades para a preparação dos alunos e fizemos visitas a uma estação ciência e planetários para estimular a curiosidade dos alunos”. Ele conta que o tema é apreciado pelos estudantes e por isso o envolvimento no projeto é muito satisfatório. “São assuntos que mexem com a curiosidade das crianças”.

Ele relata ainda que a escola realiza todo ano uma cerimônia de lançamentos dos foguetes produzidos para o projeto. Agora realizarão uma cerimônia de entrega das medalhas e esperam que o bom resultado da escola incentive ainda mais os pequenos cientistas. “O resultado aumenta a vontade dos alunos de buscar mais sobre o assunto, estimula à busca pelo conhecimento e formação de novos cientistas” completa o professor.

A escola Prefeito João Aprillanti também está comemorando os resultados de seus alunos. A escola desenvolve um trabalho com o tema todos os anos e envolve todos os professores e estudantes nesse universo mágico da ciência. A vice-diretora Cristina Ito conta que o trabalho é desenvolvido durante todo o ano letivo e entre as atividades desenvolvidas esta a construção de uma sala temática, exposição de trabalhos e muita pesquisa. “Todo esse envolvimento tem estimulado a curiosidade dos alunos e estamos orgulhosos dos resultados obtidos pela escola na Olimpíada”.

A escola estadual Marcos Alexandre Sodré também se destacou na Olimpíada. A professora Mônica Barbosa Fasoli conta que esse é o terceiro ano em que participam e que estão satisfeitos com os resultados. “Ficamos contentes e esperamos que o bom resultado seja um incentivo para continuarem estudando e pesquisando”. A escola também está preparando uma cerimônia de entrega dos certificados de participação e das medalhas aos alunos.

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

O evento é realizado anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e pela Agência Espacial Brasileira (AEB), com recursos principalmente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. A OBA é executada por uma comissão de Astrônomos profissionais pertencentes à Sociedade Astronômica Brasileira e por engenheiros da Agência Espacial Brasileira.

Os premiados

A Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, parabeniza os estudantes varzinos por seus resultados, e todos os professores e alunos envolvidos com o projeto.

Da CEMEB Prefeito João Aprillanti os alunos Thales Guilherme dos Santos Neposiano, medalha de prata. Thiago Augusto Fonseca Carotta e Luan Patrik Teodora de Souza, ambos medalha de bronze.

Da CEMEB Erich Becker os alunos Igor Henrique de Abreu, medalhista de ouro. Matheus Oliveira de Barros e Felipe Santos Miguel da Silva, medalhas de prata. Larrisa Caroline Santos, Maria Rafaela Bernardo da Silva, Adryan Henrique Santos Aguiar, Kauê Henrique Rodrigues Ramos, Kelly de Souza Ribeiro, Jheniany da Silva Ribeiro, medalhistas de bonze.

Da escola estadual Marcos Alexandre Sodré os alunos Vinícius Marques do Nascimento, medalha de prata.  Anthony Miqueias Damasceno Muniz e Bruna Carolaine Rodrigues Barbosa, medalhas de bronze.