Intervenção ‘Arte e Grafite’ ocorre neste sábado

Esporte e Lazer - Destaques
Organizadores aguardam 300 pessoas na Avenida Projetada 
 
 
A Secretaria Adjunta de Cultura promove neste sábado (07), na Avenida Projetada das 10h às 17h, a intervenção da ‘Arte e grafite’ na sociedade. O evento vai contar com DJ, MC, banda de rock, hip-hop além da gravação de um curta-metragem abordando sobre as práticas do grafite e pichação nas ruas. 
 
Segundo Ewerton Sanches, organizador do evento, o curta-metragem contará com depoimentos de psicólogos e sociólogos falando das práticas de pichação e o que leva um jovem ou adolescente cometer esses crimes. “Esse curta abordará várias coisas entre elas como o grafite pode intervir nas práticas dos crimes”, relatou. 
 
Alberto Endrio, colaborador do evento, espera em torno de 300 pessoas no evento que a interação do grafite e a música terão relação com a arte. “Esperamos que as pessoas reflitam sobre os conflitos da sociedade além do preconceito e descriminalização. O grafite existe para estimular a reflexão”, disse. 
 
A intervenção ‘Arte e Grafite’ é uma forma de expressar críticas na sociedade além de desestimular crimes de pichação – de acordo com a Art. 65 da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9605/98).
 
 
Origem do Grafite
 
O grafite surgiu em Nova York, em 1970, quando alguns jovens começaram a espalhar suas marcas nas paredes da cidade como forma de manifestação artística em espaços públicos. O grafite está ligado a vários movimentos e um deles é o hip-hop. É uma obra cultural onde expressa toda opressão que a humanidade vive, o grafite reflete sobre a realidade das ruas, faz critica sobre os menos favorecidos e faz intervenção social. 
 
 
Grafite no Brasil
 
O grafite foi introduzido no Brasil pouco tempo depois dos americanos. O estilo do grafite brasileiro é reconhecido entre os melhores de todo o mundo por incrementar na arte um toque único. No entanto, muitas polêmicas giram em torno desse movimento artístico, pois de um lado o grafite é desempenhado com qualidade artística, e do outro não passa de poluição visual e vandalismo.