Prefeito conhece campeões brasileiros de karatê da cidade

Esporte e Lazer - Destaques
Alexandre Borges e Alex Martins, além do vice-campeão Felipe de Carvalho, apresentam medalhas e recebem incentivo de Juvenal Rossi

O prefeito de Várzea Paulista, Juvenal Rossi, recebeu em seu gabinete, na manhã da última segunda-feira (26), representantes da cidade que participaram do último Campeonato Brasileiro de Karatê, realizado de 14 a 18 de outubro, em Joinville (SC).

O gestor pôde conversar com os atletas e conhecer os resultados obtidos: duas medalhas de ouro, pelos atletas Alexandre Borges e Alex Martins, uma de prata, do carateca Felipe de Carvalho e outra de bronze, trazida por Gustavo Pereira. “Viemos apresentar as medalhas, agradecê-lo por haver o projeto e para incentivar essa criançada mesmo”, explicou a professora e treinadora dos jovens, Cristina Figueiredo da Silva, do Projeto de Karatê do Departamento de Esportes da Prefeitura.

Rossi fez questão de enaltecer o trabalho realizado pelos atletas presentes e os incentivou a continuarem a representar bem a cidade. A recepção dos caratecas serve para divulgar os feitos conseguidos e estimular novos interessados em praticar o karatê. “Isso é para incentivar as pessoas a acreditarem nesse esporte”. Apesar da necessidade de investir na infraestrutura e no desenvolvimento econômico, a gestão municipal busca formas de que essa e outras modalidades tenham cada vez mais força na cidade. “Várzea Paulista não pode descuidar da cultura e de outras modalidades esportivas, além do futebol. Nem todo mundo gosta de futebol, é bom de bola e existem outros esportes que devem ser enaltecidos”, explicou.

A professora também reconheceu, junto do prefeito, o apoio recebido pela Prefeitura, para o Campeonato Brasileiro e outras competições, como a da etapa regional do certame nacional, disputada em Foz do Iguaçu, em abril deste ano. Sem o local para a realização dos treinos e a disponibilização de uma profissional para preparar os jovens, o projeto ficaria inviabilizado, segundo Cristina.

Alexandre Borges, 18 anos, campeão nacional na categoria “adulto – até faixa verde” conquistou o título pela primeira vez. O atleta destacou o já costumeiro apoio dado pela Prefeitura aos caratecas e gostou da homenagem recebida. “Eu acho muito importante. É um reconhecimento”, opinou.

O jovem conta que o maior desafio enfrentado para chegar ao primeiro lugar foi o fator psicológico, já que os treinos de que participa, no projeto da Prefeitura, já são em ritmo de competição. Ele teve de encarar as finais depois de seus companheiros. “Como eu fui o último a competir, já que meus amigos lutaram antes, fui à luta com uma pressão psicológica. Para mim, eu tinha que ganhar”.

E ficar no pódio não é novidade para o garoto, já que possui aproximadamente 30 medalhas, nos quase cinco anos em que participa do projeto. Várias delas, de ouro. Apenas neste ano, foram quatro em competições profissionais. O jovem, faixa verde no karatê, quer chegar à faixa preta e sonha alto. “Um dia, eu gostaria de representar o Brasil”. Dos atletas que participaram do Campeonato Brasileiro, apenas o jovem Gustavo Pereira, 11 anos, não pôde comparecer, por razões de saúde.

Motivo de orgulho

Adauto Alves de Carvalho, pai do pequeno medalhista de prata,  Felipe, 8 anos, também gostou da ideia do encontro com prefeito. “Essa reunião é importante para incentivar as crianças e mostrar ao prefeito que o projeto está dando resultado”.

O filho, com várias medalhas nos quatro anos de esporte, enche o pai de orgulho. Felipe já conta até mesmo com patrocinadores pessoais e tem se destacado nas competições, como o Campeonato Brasileiro do ano passado, vencido pelo garoto, em Brasília. “Ele nunca deixou de subir ao pódio”.

Resultados

Várzea Paulista conseguiu, no Campeonato brasileiro de Karatê 2015, dois primeiros lugares. Alexandre Borges, 18 anos, foi campeão na categoria “adulto – até faixa verde”, depois de derrotar competidores dos estados de Mato Grosso do Sul, Sergipe, Paraná e Espírito Santo. Já Alex Martins, 16 anos, trouxe o ouro após passar por atletas de Sergipe, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.
Além das duas medalhas de ouro, a cidade conquistou outras duas medalhas na quinta-feira (15).

O carateca Felipe de Carvalho, 8 anos, trouxe a prata. No ano passado, o carateca já havia sido campeão brasileiro. “Foi a segunda vez em que ele ficou entre os dois melhores do país”, relatou a professora e treinadora, Cristina Figueiredo da Silva. E o jovem Gustavo Pereira, 11 anos, trouxe a medalha de bronze para Várzea Paulista.

Para a condutora do trabalho, a vontade demonstrada pelos competidores da cidade é um diferencial. “Acredito que a garra dos nossos atletas faz a diferença”.