Várzea Paulista recebe prêmio de combate à tuberculose

Saúde - Cotidiano
Município é premiado desde 2009. Acompanhamento de pacientes realizado nas UBSs é fundamental para a cura da doença
 
Na última segunda-feira (26), os enfermeiros e técnicos de enfermagem responsáveis pelo acompanhamento dos pacientes com tuberculose nas UBSs foram homenageados, na Secretaria de Saúde. O trabalho da equipe resultou em mais um prêmio “Qualidade nas ações de controle a tuberculose”. A cidade foi contemplada durante o Fórum Estadual de Tuberculose 2015, realizado em São Paulo, no dia 25 de setembro.
               
De acordo com Nair Pereira da Silva, coordenadora da Vigilância Epidemiológica o município recebe o prêmio desde 2009. “Este é o resultado de um trabalho em equipe”, afirmou. A coordenadora informa que o município realiza um bom trabalho de busca ativa e acompanhamento dos pacientes, para que o tratamento, de aproximadamente seis meses, seja concluído. “Cada um faz o possível e o impossível para concluir o tratamento supervisionado dos pacientes”, relata. 
               
Entre os critérios para a obtenção do prêmio estão: taxa de cura, diagnóstico bacteriológico, acompanhamento bacteriológico (cura confirmada), busca ativa, exame de contato (pessoas da família), realização do exame de HIV, entre outros. 
 
Até o final de outubro, Várzea Paulista teve 26 casos da doença. 
 
               
Campanha de Busca Ativa
               
Entre os dias 3 e 16 de novembro, será realizada uma campanha de busca ativa por pacientes com tuberculose. Os pacientes que queiram fazer o exame para detectar a doença podem se dirigir até a UBS mais próxima.
               
Nair ressalta que o exame é rápido e indolor. “Recebemos muitos pacientes que já estão com a doença em um estágio avançado. Nosso intuito é fazer o diagnóstico precoce e começar o tratamento o quanto antes”, afirma à coordenadora.