Mais de 200 mulheres participam de Caminhada do Outubro Rosa

Esporte e Lazer - Destaques
Atividade foi realizada em prol do diagnóstico precoce e prevenção do câncer de mama           
 
No último sábado (24), mais de 200 mulheres participaram da Caminhada do Outubro Rosa, promovida pela Prefeitura de Várzea Paulista. A atividade foi realizada em prol do diagnóstico precoce e prevenção do câncer de mama. O grupo percorreu a Avenida Fernão Dias até a quadra da praça CEUs, onde participaram de um aulão de zumba. 
           
De acordo com a secretária adjunta de Saúde, Mônica Carvalho, outubro é um mês especial, mas o diagnóstico deve ser feito o ano todo. “Temos que nos amar e nos cuidar. Ao descobrir precocemente o câncer, a chance de cura é muito maior”, explica. 
           
O vice-prefeito e secretário de Educação, Rodolfo Braga, ressaltou a importância do Outubro Rosa. “Esse é um mês de prevenção. As mulheres começam a prestar mais atenção ao assunto e buscar informações”, disse. Para celebrar o projeto, Rodolfo informa que atividades específicas foram realizadas em várias escolas. “Fizemos palestras em várias escolas, tanto para as crianças, quanto para os pais”, afirma. 
            
           
Prevenção é o melhor remédio
           
Para a servidora da UBS Jardim Bertioga, Silvia Marcelino, a prevenção é o melhor caminho. “Perdi minha irmã, Rosana, para o câncer de mama. Faz um ano que ela faleceu”, conta. “Ela não realizava exames preventivos e quando a doença foi diagnosticada ela sobreviveu menos de um mês”, lembra Silvia. 
           
Por não ter casos de câncer na família, os exames preventivos não eram prioridade para a irmã de Silvia. “Como trabalhadora da saúde falo para todas as mulheres: cuidem-se, façam os exames. Qualquer diferença no seu corpo, procure um médico. Quanto antes o tratamento é iniciado, maiores são as chances de se curar”, conclui Silvia. 
 
Para Adriana Germano, que trabalha na Secretaria de Saúde, atividades como a caminhada chamam a atenção da população para o tema. “Percebemos que, neste mês, o número de consultas e exames aumenta. O Outubro Rosa serve como um alerta”, fala.