Várzea Paulista participa de encontro regional de presidentes dos Fundos Sociais

Desenvolvimento Social - Destaques
Fundo Social da cidade apresentará seus trabalhos, junto de outros 26 municípios, em Mairinque, no próximo dia 27

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Várzea Paulista, Ângela Rossi, participa, na próxima terça-feira (27), do encontro regional de presidentes dos Fundos Sociais da Região de Jundiaí. Na cidade de Mairinque, o órgão, junto de outros 26 municípios, vai demonstrar os trabalhos realizados, por meio de banners. “Vamos trocar ideias, experiências”, explica a primeira-dama.

Segundo a gestora, o evento permitirá que se tragam novas ideias para cada uma das cidades, inclusive Várzea Paulista. A aproximação com outras administradoras de Fundos Sociais também foi destacada por Ângela. “Pode-se ter mais proximidade com outras presidentes”.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Lu Alckmin, também estará presente e poderá conhecer as ações expostas. Além disso, será possível ver o destino dos recursos disponibilizados pelo órgão estadual a fundos municipais, na forma de parceria para a viabilização de iniciativas como a realização de cursos como o de escola de moda, de Várzea Paulista. “Será uma espécie de prestação de contas”, explica Ângela.

Trabalhos de destaque

Natal Iluminado Sustentável

Desde 2013, o Fundo Social de Solidariedade de Várzea Paulista tem utilizado garrafas PET para embelezar os enfeites de Natal da cidade, de maneira sustentável. Entre 2013 e 2014, o órgão aproveitou mais de 100 mil garrafas PET para embelezar a cidade.

No ano passado, além dos enfeites de 2013 aproveitados, a cidade ganhou guirlandas, arabescos, bonecos de neve, árvores maiores, renas, trenós, casa de Papai Noel, iluminação e muito mais. A extensão do Corredor iluminado foi de 2,5Km, desde a portaria da Prefeitura, com o trenó e as renas, seguindo pela Avenida Fernão Dias Paes Leme até a Vila Cristo, além de outros diferentes pontos da cidade.

Escola de Moda

Segundo a professora, Neuzani Oliveira, profissional da área da costura há 40 anos, as 32 alunas aprendem noções básicas da profissão. “É para as pessoas que são iniciantes, que nunca viram nenhuma máquina (de costura) na vida”, explica, de forma bem simplificada. As alunas aprendem, na prática, as técnicas básicas. O curso, iniciado em maio, tem duração de seis meses. Os equipamentos utilizados foram disponibilizados pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo.

Padaria artesanal

A quarta turma do curso, com duração de três meses, entre aulas práticas e teóricas, teve início em agosto, com 13 alunos. Segundo o professor, Fábio Oliveira, o objetivo é fornecer conhecimentos básicos acerca das técnicas usadas na confecção de pães e afins e das formas de abrir um próprio negócio, de forma sustentável.

Além das aulas práticas, a grade contempla, segundo Oliveira, aspectos sobre cálculo de preço, formação de nova marca, além de noções de legislação para abrir um empreendimento e viabilizar sua sustentabilidade. Muitas pessoas não conseguem se sustentar com a venda de quitutes, por não saberem quanto cobrar por eles, por exemplo, como explica o professor. “A pessoa quer fazer em casa e sair vendendo, mas não tem noção”. Nas outras três turmas, 37 munícipes concluíram o curso.

Artesanato

30 mulheres das duas turmas iniciadas em maio aprendem técnicas básicas com linha, como o bordado e o crochet. Segundo a professora, Maria Devanir, as aulas são eminentemente práticas.
Professora do curso há 20 anos, como servidora pública de Várzea Paulista, ela diz gostar de dar aulas, pela diversidade das turmas, que incluem até pessoas com deficiência. “Eu gosto da profissão”, afirma. “Há pessoas de todas as idades aqui”.

Nova oportunidade

Segundo Ângela, a ideia é que os cursos sejam mantidos e se disponibilizem aulas de outras profissões. Até o início de 2016, deve se iniciar o curso de pintura em tela. De acordo com a professora, Tatiane Castro, com experiência em aulas particulares, a ideia é que os munícipes possam usar os conhecimentos básicos na prática, em casa, por exemplo. “Vou passar noções de pintura, para que as pessoas possam usar como meio de renda e para se promover artisticamente”.

Os interessados devem comparecer à sede do Fundo Social, com RG e comprovante de residência originais, das 9 às 17 horas. O endereço é Rua Pedro Poloni, 36 – ao lado da Prefeitura.