Escolas Zilda Arns e Juvelita Pereira realizam palestras preventivas para pais e alunos

Educação - Destaques
Parceria de sucesso entre a educação e saúde na campanha Outubro Rosa tem como objetivo a conscientização sobre os métodos de prevenção do câncer de mama, colo de útero e as doenças sexualmente transmissíveis
 
O movimento mundial “Outubro Rosa” visa chamar atenção para a realidade atual do câncer de mama e a importância do seu diagnóstico precoce. Várzea Paulista participa através de diversas atividades durante todo o mês, promovendo a orientação necessária à população. Na última quarta-feira (21), nas escolas Zilda Arns (Jardim América IV ) e Juvelita Pereira (Vila Real),  foram realizadas palestras sobre o tema. Ambas as escolas receberam profissionais da saúde, em uma iniciativa da Secretaria de Educação em conjunto da Secretaria de Saúde.
 
 
Escola Zilda Arns
 
Foi estendido o convite ao Ginecologista Michel Gonzalez, que atende na UBS do Jd. América IV, para explicar os métodos de prevenção do câncer de mama e de colo de útero para os pais dos alunos da escola.
 
Silvia Genuíno, diretora da escola, conta que desde o começo do mês, as professoras se organizam, mandando textos para as mães com assuntos relacionados ao tema, tendo reuniões com leituras de textos informativos, procurando se informar sobre o problema e sua prevenção. A diretora destaca que a equipe está bastante sensibilizada com o tema “Uma professora acabou se afastando devido ao câncer de mama, e acredita que os trabalhos realizados na campanha consigam conscientizar aos pais para evitar o risco da doença”.
 
 
Escola Juvelita Pereira
 
Sobre o outubro Rosa para as meninas, a enfermeira Kelly Garcia explicou a importância da vacina da HPV, que previne o câncer de colo de útero. A primeira dose da vacina é administrada dos 9 aos 13 anos, a segunda dose 6 meses depois, e a terceira  5 anos após a primeira vacina.
 
Edileine Fernandes, diretora da escola, estendeu o convite aos profissionais da USF Vila Real com o intuito de prevenir através de palestras. Ela espera, com isso, a conscientização dos alunos. “Todos os profissionais abraçaram a causa do Outubro Rosa e estão trabalhando em cima do tema com bastante dedicação, e a parceria com a USF irá se estender para outros temas, não só para os alunos como também os pais”.
 
Segundo o secretário de educação Rodolfo Braga, toda a rede de educação do município aderiu a campanha, uma vez que a grande maioria da equipe é formada por mulheres, e irá trabalhar em termos de alerta, para chamar a atenção sobre a importância  da prevenção que a campanha aborda.