GCM recebe homenagem a pedido da PM

Governo e Administração - Destaques
Capitão da PM, Ricardo Mota, enviou ofício ao prefeito Juvenal Rossi, em reconhecimento a serviços feitos em conjunto com a corporação 
 
O prefeito de Várzea Paulista, Juvenal Rossi, prestou uma homenagem simbólica, com algumas palavras de incentivo, a três guardas municipais, Wladimir, Matos e Marcel, na presença do comandante da GM, Laércio Bifani. O reconhecimento foi feito em razão de atuações de destaque dos GMs na cidade, em conjunto com agentes da Polícia Militar do Estado de São Paulo. O pedido foi feito em um ofício assinado pelo comandante da Terceira Companhia de Polícia Militar, o capitão Ricardo Mota.
 
Segundo Bifani, trata-se de um momento importante para os guardas da cidade, já que estão sendo reconhecidos por uma corporação diferente. “Para eles é um motivo de orgulho”. A ação por parte do prefeito também é motivadora, na avaliação do comandante. “É um incentivo para que outras equipes realizem um bom trabalho”, explicou.
 
O coordenador operacional da GM, Maretti, também esteve presente na reunião.
 
 
Poder de polícia
 
De acordo com Bifani, a GM tem tido mais autonomia para atuar em ações conjuntas com a PM, graças à Lei Ordinária 13.022/2.014. Com a nova lei, que regulamenta o parágrafo 8º do artigo 144 da Constituição Federal, guardas municipais têm a missão de proteger vidas, com direito a porte de arma, e não apenas patrimônios, como antes.