Alunos de Várzea Paulista aprendem sobre Posse Responsável

Saúde - Cotidiano
Vídeos e cartilha informativa têm como objetivo evitar o abandono e maus tratos contra os animais
 
Nesta segunda-feira (19), teve início o projeto de Posse Responsável, realizado pelo Setor de Vigilância e Controle de Zoonoses. O trabalho consiste em palestras para os alunos da rede municipal de ensino sobre os cuidados com os animais, no intuito de evitar os maus tratos e o abandono dos bichinhos de estimação. A primeira palestra foi realizada no CEMEB (Centro Municipal de Educação Básica) Prof.ª Juvelita Pereira da Silva, na Vila Real. O trabalho continua até quarta-feira (21), para atender as 650 crianças da unidade. 
               
De acordo com supervisora departamental de Saúde Coletiva, Alinne Fernanda dos Santos, o objetivo é ensinar as crianças a ter uma relação harmoniosa com os animais. “Ensinamos que os animais não são objetos. Eles precisam de cuidados, carinho e alimentação adequada, o que demanda tempo e dinheiro”, explica. “Por isso, a família precisa estar consciente sobre todas as necessidades do animal, para que não ocorram abandonos, o que é um crime”, afirma a supervisora. 
               
Segundo a médica veterinária e uma das palestrantes, Karina Dorta, a apresentação consiste em vídeos e na distribuição de uma cartilha informativa sobre Posse Responsável. “Nessa idade as crianças já podem ajudar nos cuidados com os animais. Então é importante que aprendam a maneira correta de fazer”, diz. “Além disso, queremos que os alunos repassem aos pais as informações e, assim, os animais sejam tratados da maneira correta”, ressalta. 
               
A diretora da escola contemplada, Edileine Fernandes, aprovou a iniciativa. “É muito bom que as crianças sejam conscientizadas sobre a responsabilidade de cuidar dos animais e saibam que é errado largar os animais na rua”, conclui. As próximas palestras do projeto serão realizadas nas Cemebs Carlos de Almeida, no Jardim Promeca e Palmyra Aurora Almeida Rinaldi, no Parque Guarani.