Jovens dos CRASs participam de caminhada ecológica

Desenvolvimento Social - Destaques
Munícipes assistidos puderam plantar mudas e conhecer a natureza, na Serra do Mursa
 
 
As Secretarias de Desenvolvimento Social e Meio Ambiente, em parceria com a Guarda Municipal Ambiental, realizaram, entre a manhã e a tarde da última quinta-feira (15), uma caminhada ecológica. 18 jovens atendidos pelos três CRASs (Centros de Referência de Assistência Social) da cidade puderam fazer plantio de mudas e caminhar até a parte mais alta da Serra do Mursa, para conhecê-la. Segundo o supervisor de Desenvolvimento Social, André Szabo, a ideia foi conscientizar os jovens sobre a importância do meio ambiente.
 
A Guarda Ambiental forneceu as orientações para a execução da trilha. Os funcionários da Secretaria de Meio Ambiente ajudaram a plantar as árvores e demonstraram a importância da natureza, presente no local. Os jovens conheceram a queda d’água da serra e seu córrego, usado pela Sabesp para o abastecimento da cidade. A água do manancial foi inclusive bebida. 
 
No topo do monte, houve tempo para lanche e admiração da paisagem. Em todo o trajeto os monitores sociais fizeram o controle, para não deixar que os participantes se dispersassem. Segundo o técnico de gestão da Secretaria de Meio Ambiente, Rafael Tamberlini, conhecer de perto a Serra foi uma novidade para muitos dos assistidos pelos CRASs. A conscientização se fez presente. “A Serra do Mursa é área de preservação mais importante da cidade”.
 
De acordo com Szabo, a grande maioria dos jovens nunca havia feito uma caminhada como essa. O saldo foi muito positivo, já que os jovens aprovaram a iniciativa, sem exceção. “Todos saíram conscientes da questão ecológica”, relatou o supervisor.