11ª Orquivárzea tem exposição aberta

Esporte e Lazer - Destaques
Este ano, cinco expositores de Várzea Paulista participam do evento
 
 
A 11ª Orquivárzea – Festa das Orquídeas abriu as portas da exposição de orquídeas para a população, na manhã da última sexta-feira (9). Segundo o diretor da exposição, Ernaldo Artur, serão mais de mil mudas à exposição e mais de 10 mil, à venda, de orquidófilos de várias cidades, até mesmo fora do estado de São Paulo. 
 
De acordo com o organizador, Várzea Paulista terá mais expositores neste ano. Serão cinco no total, enquanto nos anos anteriores era apenas um. O município se fortalece, dessa forma, como a cidade das orquídeas. “Nesta festa, o nosso diferencial é que estamos com várias expositores de outras cidades, mas também de Várzea Paulista”.
 
A festa foi realizada em um mês diferente, justamente para que se vejam orquídeas que florescem em épocas diferentes das que tradicionalmente se expõem em agosto, como nos outros anos. Um dos novos expositores de Várzea Paulista, José Aparecido de Oliveira cultiva mais de 4 mil orquídeas no quintal de sua casa, no Jardim América III.
 
Pela primeira vez, ele está expondo suas plantas junto dos outros orquidófilos, mas já foi premiado 5 vezes e é membro da associação dos orquidófilos de Várzea Paulista. Na festa deste ano, o varzino demonstrará 21 espécies que cultiva e terá 300 mudas para comercialização. O espaço para suas orquídeas foi elogiado. “Está bem legal”.
 
Logo no começo da festa, o varzino conseguiu vender uma muda da bulbophyllum odoratissimum. A expectativa é de vender bem, já que se trata as pessoas já costumam ir à festa procurando por orquídeas. “É um público que já vem direcionado”
 
Representante comercial do tradicional orquidário Biorchids, Luís Barreiros Lima também gostou da organização do espaço e tem uma boa expectativa de vendas. O orquidário conta com 60m², suficientes para a boa disposição das plantas. “(O espaço) está muito bem organizado”, elogiou. “Nós temos dois espaços”.
 
O Biorchids vai expor 30 espécies de plantas e disponibilizou 6 mil mudas para vendas. Haverá orquídeas de vários países, inclusive, como Holanda, Taiwan, Alemanha e Japão.
 
 
Curiosidade
 
Vindo de São Paulo, Massao Tanaka, 77 anos, já morou no Japão e, há 10 anos gosta, de fazer vídeos e fotos de exposições de plantas, no Brasil. É a primeira vez que visita a Orquivárzea e vai produzir um vídeo do evento, se possível com imagens dos três dias. Já aposentado, o paulistano quer ter uma vida ativa. “Não posso ficar em casa, vendo televisão”, brincou.
 
Flávia Cares mora em Várzea Paulista há nove anos e visita a exposição pela primeira vez, motivada pelo apreço pelas plantas expostas. “Gosto das orquídeas”, explicou. A munícipe também pretende prestigiar a programação de shows. 
 
 
Programação da exposição
 
Sexta-feira, 9 de outubro
Das 9 às 21 horas – visitação e venda de plantas ao público;
Das 14 às 17 horas – julgamento das melhores plantas (período fechado para visitação pública);
20 horas – abertura oficial para autoridades. 
 
Sábado, 10 de outubro
Das 9 às 21 horas – visitação e venda de plantas ao público;
Das 15h00 às 16h30 – curso de cultivo e cuidados das orquídeas, com especialista da Coordenadoria das Associações dos Orquidófilos do Brasil (CAOB).
 
Domingo, 11 de outubro  
Das 9 às 17 horas – visitação e venda de plantas ao público;
15 horas – Premiação das 30 melhores plantas;
17h30 – Encerramento da exposição.