Morador de Várzea Paulista cultiva mais de 4 mil orquídeas

Esporte e Lazer - Destaques
O aposentado é amante das plantas há mais de 25 anos
 
 
Com mais de 4 mil orquídeas em casa, sendo quase 500 espécies, José Aparecido de Oliveira, 55 anos, morador do bairro Jardim América III, em Várzea Paulista, cultiva orquídeas desde 1991. 
 
A paixão pela planta nasceu quando foi ao supermercado e viu uma orquídea à venda. Comprou e foi amor à primeira vista. “Eu era colorista da empresa Duratex, e como tinha uma familiaridade com cores, fui procurar saber mais sobre orquídeas e descobri que elas tinham diversas formas, tamanhos, perfumes e pigmentação. A paixão pela planta começou pela variedade”, relatou. 
 
Começou cultivando 6 vasos de orquídeas, de 6 logo passou para 28 e assim foi crescendo sua paixão sucessivamente. “Eu lia muitas revistas que falavam sobre orquídeas e fui aprendendo ao longo do tempo bastante coisa”, disse. 
 
Atualmente, “Seu” Aparecido, cultiva em sua casa, vários tipos de orquídeas; sabe o nome de cada uma delas, além de contar com várias espécies importadas. A orquídea favorita é a Vanda Tricolor a qual tem mais de 20 anos que está com ele.
 
Foi premiado 5 vezes e é membro da associação dos orquidófilos de Várzea Paulista. “Não há nenhum segredo mágico para cultivar orquídea, até porque cada um tem um jeito, e o objetivo principal é fazer com que elas se adaptem ao nosso clima”. E ressaltou: “A orquídea mesmo parecendo delicada ela é robusta, é uma das únicas espécies que podem ser retiradas do vaso e ainda permanecem vivas”, finalizou. 
 
 
Venda de orquídea
 
Entre as orquídeas que estarão à venda na Orquivárzea estão as Dendrobium, Oncidium, Vanda, Phalaenopsis e muito mais. “Vamos vender mudas pequenas, mudas grandes e os preços serão entre R$10,00 e R$100,00”, comentou José. 
 
Ao todo, na Orquivárzea, a expectativa é vender em média 300 orquídeas. 
 
 
11ª Orquivárzea
A 11ª edição da Festa da Orquídea de Várzea Paulista começa nesta sexta-feira (09) e segue até o dia 11 de outubro. O evento fomenta a produção e comercialização de orquídeas na cidade. Este ano a festa vai contar com diversas atrações, praça de alimentação e shows regionais que visam valorizar os artistas da região. 
 
 
Programação da exposição
 
Sexta-feira, 9 de outubro
Das 9h às 21h – Visitação e venda de plantas ao público;
Das 14h às 17h – Julgamento das melhores plantas;
Às 20h – Abertura oficial para autoridades. 
 
Sábado, 10 de outubro
Das 9h às 21h – Visitação e venda de plantas ao público;
Das 15h às 16h30 – Curso de cultivo e cuidados das orquídeas, com especialista da Coordenadoria das Associações dos Orquidófilos do Brasil (CAOB).
 
Domingo, 11 de outubro  
Das 9h às 17h – Visitação e venda de plantas ao público;
Às 15h – Premiação das 30 melhores plantas;
Às 17h30 – Encerramento da exposição.