Exposição sobre flores é aberta oficialmente

Esporte e Lazer - Destaques
‘Pra não dizer que não falei das flores’ apresenta fotografias, quadros, artesanato, selos, louças, livros e poesias sobre o tema

Foi aberta oficialmente, na última sexta-feira (02), a exposição ‘Pra não dizer que não falei das flores’, no Espaço Cultural do Facilita. A ação é desenvolvida pela Secretaria Adjunta de Cultura, em parceria com a ‘Photos Archive Atual Serviços Culturais LTDA’, apresentando uma grande variedade de selos que abrangem várias fotografias de flores, além de quadros, artesanato, louças, livros, poesias e fotografias sobre o tema. O intuito da mostra é abordar o valor histórico das imagens retiradas de várias regiões do país.

O prefeito Juvenal Rossi participou da abertura do evento e parabenizou todos os envolvidos. “A cultura não se faz sozinha. Cada artista que está expondo e todos que trabalharam para realizar esta bela apresentação merecem a nossa admiração”, disse. “Este é mais do que um despertar cultural da cidade. É o momento de apresentação à população o que há de belo em Várzea Paulista”, afirmou.

Para a curadora da exposição, a primeira dama Ângela Rossi, a expectativa é atingir a comunidade além da participação das escolas. “Esse evento é muito importante para a cidade, porque agrega o valor cultural de cada lugar”, explica. “Pretendemos atingir todos os moradores e contamos com a participação das escolas municipais e estaduais”, completa.

Segundo o secretário adjunto de Cultura, Jota Moreira, o evento ressalta a identidade sócio-cultural do varzino. “Estamos fazendo menção a duas linguagens das quais a cultura participa: linguagem da arte visual e linguagem patrimonial histórica”, disse. Também participaram do evento, Sara Tavares, patrona da exposição e Paulo Morais, presidente da Associação Filatélica de Jundiaí.

A exposição tem a contribuição fotográfica de Nilson Cologni e Zezinho Santos, fotógrafos da Prefeitura de Várzea Paulista, que apresentam imagens de flores captadas na cidade. O evento segue até o dia 31 de outubro. Nos dias 9, 10 e 11 deste mês, no entanto, toda a mostra será transferida à Praça CEUs (Centro de Esportes e Artes Unificados) e fará parte da Exposição da Orquivárzea.

CEUs

A praça vai integrar, em um espaço físico, intervenções culturais, como teatro, dança, musical e literatura. “Como a Orquivárzea é um grande evento e de extrema importância para a cidade, estamos transferindo todo o material exposto para o CEUs e esperamos, nesta mostra, em torno de 10 mil pessoas”, finaliza Jota.

Localização

A exposição está instalada no Espaço Cultural (Facilita). O endereço é Rua João Póvoa, nº 97 – Jardim do Lar. A exposição vai até o dia 31 de outubro, das 9 às 17 horas.