Alunos elogiam oficina de teatro

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Consciência corporal e obra de Shakespeare foram temas do curso
 
 
Neste último sábado (03), encerrou a oficina de teatro ‘As Composições Cênicas sobre Otelo’. O curso foi gratuito e realizado aos sábados no centro cultural de Várzea Paulista, coordenado por Cátia Massotti, onde o intuito foi trabalhar a consciência corporal entrelaçando dois eixos: texto dramático e prática corporal segunda a obra de Shakespeare.
 
O curso foi uma realização do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Estado da Cultura, através da POIESIS – Organização Social de Cultura, Oficina Cultural Carlos Gomes e Unidade Projeto Oficinas Culturais em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes.
 
Segundo o organizador da oficina, José Moreira da Motta, o curso teve como objetivo atingir atores, bailarinos, estudantes de teatro e dança. “O curso foi totalmente gratuito”.
 
De acordo com a professora de Artes Cênicas, Cátia Massotti, o objetivo do curso foi utilizar o corpo e depois praticar o texto. “Consciência corporal é, basicamente, reconhecer e identificar os processos e movimentos corporais, internos e externos e unir a expressão corporal com o texto.” E ressaltou: “Um dos objetivos das aulas foi exemplificar que linguagem audiovisual e a linguagem teatral, são formas diferentes para se trabalhar, mas a finalidade é que o movimento corporal é igual tanto para o teatro como para uma novela”.
 
O curso teve início no dia 22 de agosto e finalizou no dia 3 de outubro. Todos os sábados das 14 às 17 horas. 
 
Para o estudante, Marcelo Peixoto, 24 anos, todo o esforço foi recompensado. “As aulas foram muito gratificante porque consegue entrar no personagem e expressar todo sentimento que a obra exigia”, disse.
 
Segunda a aluna, Ivone Mashochi Ramos, 54 anos, teve um pouco de receio antes de começar o curso. “Eu achava que esse curso não ia acrescentar em nada, mas hoje, após todas as aulas percebo uma diferença muito grande. Agregou muita coisa”, completou.
 
Para José Pereira de Araújo, 62 anos, o trabalho da professora ajudou a desenvolver como o movimento do corpo expressa uma reação. “A aula teve como objetivo ensinar como é transmitir a mensagem do corpo e causar uma transgressão para quem assiste a uma peça. Aprendi muita coisa”, finalizou.