Voluntários da eleição do Conselho Tutelar recebem apoio do Cartório Eleitoral

Desenvolvimento Social - Destaques

Servidores e conselheiros do CMDCA que se disponibilizaram tiram algumas dúvidas sobre o pleito que será organizado pelo município de Várzea Paulist

O CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) de Várzea Paulista, com apoio da Prefeitura, promoveu, na tarde da última quinta-feira (1), um encontro de orientação aos voluntários das eleições de conselheiros tutelares. O evento, presidido pela responsável pelo Cartório Eleitoral da cidade, Francy Milanetto, teve como objetivo tirar as dúvidas dos mais de 30 voluntários (servidores municipais e conselheiros do CMDCA), que atuarão como mesários e presidentes de mesa no próximo domingo (4).

De acordo com a palestrante, o Tribunal Regional do Estado de São Paulo determina que a cidade é quem deve organizar as eleições. Por essa razão, a profissional está dando apenas um apoio à realização do pleito, que será coordenado pelo CMDCA e por uma promotora de justiça do Fórum da Comarca de Várzea Paulista. “Quem tem a responsabilidade pela eleição do Conselho Tutelar é o município”.

Algumas orientações foram dadas, como a necessidade de que haja três mesários, dos quais um será o presidente de mesa. Dessa forma, será mais fácil evitar sobrecarga de trabalho para os mesários, caso um deles falte ou em horários de almoço. Além disso, os servidores poderão se fiscalizar entre si, para evitar possíveis fraudes eleitorais.

Dentro da sala, a responsabilidade por cada sala de votação será do presidente de mesa. Fora das salas, a responsabilidade será do CMDCA e, com respeito à legislação e fiscalização contra fraudes, a responsabilidade será da promotora de justiça.

Relevância da eleição

O servidor Santo Spadon será voluntário na eleição do Conselho Tutelar pela primeira vez. A importância do trabalho o motivou a ajudar. “Foi pela importância da eleição. São conselheiros que vão trabalhar durante quatro anos, em prol dos cuidados para com as crianças e adolescentes”.

Sobre as eleições

A votação será feita no Cemeb (Centro Municipal de Educação Básica) Prefeito João Aprillanti, no dia 4 de outubro, das 8 às 17 horas. O endereço é Rua Valentina de Castro, 397 – Vila Santa Terezinha.

Poderão participar da escolha as pessoas maiores de 16 anos que possuam título de eleitor inscrito em sua respectiva região administrativa.