
Para a monitora do CREAS, Fabiana Cunha, o momento é de incentivo as crianças. “A leitura é uma atividade desafiadora para o nosso público, já que muitos não têm o hábito de ler. Mas vemos o quanto ficam deslumbrados ao ouvir um conto”, relata. “Vemos que eles gostam muito e tentamos incentiva-los. No Creas toda semana dedicamos um momento a leitura”, afirma Fabiana.
Já a professora da Apae, Fernanda Neves, destacou a importância do contato social que a atividade proporcionou. “É importante que tenham contato com pessoas diferentes, que conheçam novos lugares”, disse. A leitura é incentiva de uma maneira especial com os alunos. “Como muitos não leem, temos o projeto de notícias, que trabalha com figuras e a oralidade”, explica a professora.
A mobilização
Dia de Ler. Todo Dia!’, é uma mobilização de incentivo à leitura que acontece, pela primeira vez, em nível nacional. Vale ler livros inteiros ou apenas um parágrafo. Vale ler um romance, uma poesia, ficção, crônica, biografia, revista, jornal e gibi. O que conta para o ‘Dia de Ler. Ler na biblioteca, na sala de aula, na fábrica, no escritório, no ponto de ônibus, no consultório, na praça ou no restaurante. Vale ler em qualquer lugar da cidade sem contrariar nenhuma regra de segurança, logicamente. Não pode ler dirigindo, mas pode ler como carona.