2ª Ação: ‘Dia de Ler. Todo dia’ leva leitura para as ruas da cidade

Esporte e Lazer - Destaques
Mobilização nacional de incentivo à leitura parou as avenidas de Várzea Paulista
 
 
A mobilização nacional de incentivo à leitura parou a cidade de Várzea Paulista na manhã desta quinta-feira, dia primeiro de outubro. Comerciante, frentista, mestre de obras, cabeleireiro e até açougueiro, todos dedicaram alguns minutos de pausa no seu trabalho para fazer uma leitura.
 
A ação ocorreu principalmente na Avenida Fernão Dias Paes Leme, devido ao grande número de pessoas que ali transitam. A intenção da mobilização é mostrar que a leitura é um ato prazeroso e que cabe no nosso dia-a-dia, sem nenhum inconveniente. Durante todo o dia, as mobilizações foram administradas pela equipe de Governo e Comunicação, em parceria com a secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer. 
 
De acordo com o secretário de Educação, Rodolfo Braga, a iniciativa é importante para que as pessoas reflitam. “Para mim, ler é viajar sem sair do lugar, pois a leitura nos proporciona cultura e, também o conhecimento dos direitos e deveres. Este projeto é maravilhoso, faz com que as pessoas parem e reflitam sobre a importância de ler”, contou Rodolfo. 
 
 
A mobilização
 
‘Dia de Ler. Todo Dia!’, é uma mobilização de incentivo à leitura que acontece, pela primeira vez, em nível nacional. Vale ler livros inteiros ou apenas um parágrafo. Vale ler um romance, uma poesia, ficção, crônica ou biografia, revista, jornal e gibi. O que conta para o ‘Dia de Ler. Todo Dia!’ é a atitude de ler. Ler na biblioteca, na sala de aula, na fábrica, no escritório, no ponto de ônibus, no consultório, na praça ou no restaurante. Vale ler em qualquer lugar da cidade sem contrariar nenhuma regra de segurança, logicamente. Não pode ler dirigindo, mas pode ler como carona.