1ª Ação: ‘Dia de Ler. Todo dia’ com grupo da terceira idade

Esporte e Lazer - Destaques
 
O incentivo à leitura aconteceu na biblioteca de Várzea Paulista; poemas e poesias foram recitados
 
Na manhã desta quinta-feira (01), na biblioteca de Várzea Paulista, com o grupo da terceira idade, foi mobilizada a ação nacional do incentivo a leitura ‘Dia de Ler. Todo dia’. Na ocasião, vovós e vovôs recitaram poemas de Carlos Drummond de Andrade, Vinicius de Moraes e Cora Coralina. 
 
De acordo com a bibliotecária, Marli Zorrato dos Santos, campanha como esta deve ser realizada várias vezes ao ano. “Com o avanço das tecnologias em que as pessoas pouco olham uma para outras, essa mobilização agrega os saberes e valores além de desenvolver a capacidade de reflexão.” E ressalta sobre a importância da leitura no meio familiar: “Essa campanha deve atingir primeiramente os pais, pois é com a prática da leitura que se atinge as crianças”, finalizou. 
 
Para Arasy Lopes Sanches, 63 anos, a leitura transforma uma sociedade. “Foi maravilhoso essa mobilização, deveria investir mais em literatura, principalmente para os idosos que adora um poema”, destacou. 
 
Segundo Cleuza Bruzadim, 61 anos, foi uma ótima iniciativa da prefeitura. “Fiquei muito feliz com esse projeto porque a leitura é muito importante para a formação da criança. Todo saber adquirido na infância agrega no futuro”, finalizou.
 
 
A mobilização
 
Dia de Ler. Todo Dia!’, é uma mobilização de incentivo à leitura que acontece, pela primeira vez, em nível nacional. Vale ler livros inteiros ou apenas um parágrafo. Vale ler um romance, uma poesia, ficção, crônica, biografia, revista, jornal e gibi. O que conta para o ‘Dia de Ler. Ler na biblioteca, na sala de aula, na fábrica, no escritório, no ponto de ônibus, no consultório, na praça ou no restaurante. Vale ler em qualquer lugar da cidade sem contrariar nenhuma regra de segurança, logicamente. Não pode ler dirigindo, mas pode ler como carona.